Muita gente que quer ter um carro elétrico se preocupa com o problema de como recarregá-lo quando a bateria estiver baixa e estiver longe de casa. Só que esta dificuldade vai um pouco além, pois não basta ter uma estação de recarga de fácil acesso, tem que ter também o conector certo para o veículo. Não existe um consenso de qual plugue usar e isso levou a criação de oito tipos diferentes.
Este é um problema que não será resolvido com facilidade, pois há uma disputa de qual é o sistema mais eficiente. As fabricantes europeias apoiam o padrão IEC 6296 Tipo 2 da SAE (que evoluiu para o CCS Tipo 2 de carga rápida), as japonesas adotaram o CHAdeMO, as marcas americanas usam o SAE J1772 Tipo 1 e CCS Tipo 1, e o governo chinês estabeleceu o GB/T como o conector do país. Até a Tesla criou seu próprio plugue, o Tesla Charging. Em alguns casos, é possível contornar este problema com adaptadores ou cabos com padrões diferentes em cada lado.
No Brasil, os carros elétricos vendidos até agora usam cinco tipos de conectores: SAE Tipo 1, Tipo 2 AC, CCS Tipo 2, CHAdeMO e GB/T. Esta variedade já causa alguns problemas, pois as estações de recarga instaladas em algumas estradas e locais específicos, como os pontos na Rodovia Presidente Dutra, oferecem apenas as tomadas Tipo 2 AC, CCS Tipo 2 e CHAdeMO. Já os postos em alguns shoppings e supermercados são limitadas ao plugue Tipo 2 AC.
Veja quais são os tipos de conectores e quais são usados pelos carros vendidos no Brasil:
O padrão norte-americano, usado pelos primeiros veículos como o Chevrolet Volt. É o primeiro conector, também chamado de SAE J1772. Tanto que é o que tem a segunda menor capacidade, entregando somente 19,2 kW de potência, com uma tensão monofásica de 120V ou 240V (perde apenas para o GB/T AC). Alguns postos de recarga mais antigos no Brasil utilizam esta tomada.
Conector | SAE J1772 |
Corrente | 80A |
Voltagem | 120V - 240V monofásico |
Potência | 0,96 kW - 19,2 kW |
Este é o mais comum, por ter virado o padrão na Europa para os híbridos plug-in e os elétricos mais antigos. Chamado IEC 62196 Tipo 2, ele foi feito para sistemas monofásicos e trifásicos, entre 250V e 400V. Entrega até 50 kW de potência por corrente alternada. Por isso, sua velocidade de recarga é bem menor e é ideal para uso residencial ou várias cargas ao longo do dia, como em paradas nos shoppings e mercados. Todos os carros híbridos plug-in no Brasil são compatíveis com este tipo de conector e o único elétrico que só pode usar esta tomada é o Renault Zoe.
Conector | IEC 62196 Mennekes Tipo 2 |
Corrente | 63A monofásico a trifásico |
Voltagem | 250V/400V monofásico a trifásico |
Potência | 43 kW (potência máxima) |
O padrão chinês, o que significa que veremos somente nos carros importados de lá, como o Caoa Chery Arrizo 5 e JAC iEV40. Existem duas versões: a primeira é de corrente alternada de 32A e voltagem entre 220V e 440V, fornecendo até 14,08 kW; a segunda é de corrente contínua, chegando a 187,5 kW de potência e voltagem entre 400V e 750V. A tomada de corrente alternada até parece ser igual ao Tipo 2, mas tem uma diferença crucial: o Tipo 2 usa plugues fêmea no cabo e macho no veículo, enquanto o GB/T é o contrário.
Conector | GB/T 20234.2-2011 AC | GB/T 20234.3-2011 DC |
Corrente | 32A | 250A |
Voltagem | 220V - 440V AC | 400V - 750V DC |
Potência | 3,52 kW - 14,08 kW | 50 kW - 187,5 kW |
A tomada de Tipo 1 AC foi adotada pelos primeiros híbridos e elétricos nos Estados Unidos, evoluindo para a versão CCS Combo Tipo 1. Nada mais é do que o conector do Tipo 1, mas com dois contatos extras de corrente contínua na parte de baixo. Isso faz com que tenha retrocompatibilidade com as estações de recarga que oferecem recarga em corrente alternada, em alguns casos usando um adaptador. A versão CCS aumenta a potência para 125 kW entre 200V e 600V. No Brasil, apenas um carro utiliza esta tomada: o Chevrolet Bolt. Nenhum local oferece este plugue.
Conector | SAE J1772 CCS Tipo 1 |
Corrente | 200A |
Voltagem | 200V - 600V DC |
Potência | 125 kW (potência máxima) |
Assim como o Tipo 1 evoluiu para o CCS Combo Tipo 1, o conector Tipo 2 ganhou duas entradas para corrente contínua e foi batizado como CCS Combo Tipo 2. O princípio é o mesmo, sendo compatível com as tomadas Tipo 2. É o conector mais moderno, aguentando uma voltagem de até 850V e transmitindo uma potência máxima de 170 kW. Como é o padrão mais usado na Europa, todos os híbridos plug-in e elétricos vindos de lá utilizam este tipo de conector.
Conector | EU DC CCS Combo 2 IEC 62196-3 Tipo 2 |
Corrente | 200A |
Voltagem | 200V - 850V DC |
Potência | 13 kW - 170 kW |
Este é o padrão japonês e que, no Brasil, encontramos somente no Nissan Leaf. Ele nasceu em 2010 e foi proposto pelas cinco grandes japonesas (Honda, Nissan, Mitsubishi, Subaru e Toyota) para que fosse o padrão mundial. Não aconteceu e ficou restrito ao Japão. Tem uma potência máxima de 60 kW e 500V. Embora esteja disponível em muitos postos de recarga mais robustos pelo Brasil (que usam também as tomadas CCS Tipo 2 e Tipo 2), alguns carros japoneses também contam com uma segunda tomada de outro padrão – como é o caso do Leaf, que tem um segundo plugue do Tipo 1 no Brasil.
Conector | CHAdeMO Yazaki |
Corrente | 100A - 200A |
Voltagem | 500V DC |
Potência | 60 kW (potência máxima) |
Como diz o nome, é o conector exclusivo da Tesla, desenvolvido pela própria fabricante para o Supercharger. Ele foi criado para trabalhar tanto com corrente alternada quanto contínua. As estações residenciais com corrente alternada fornecem até 19,26 kW, entre 110V e 240V. Já os Superchargers usam corrente contínua e uma potência de até 250 kW (as primeiras versões tinham um limite de 135 kW). A marca oferece adaptadores para Tipo 1 e CHAdeMO, além de entregar os carros no resto do mundo com conectores CCS Tipo 2.
Conector | Tesla |
Corrente | 12A/80A monofásico a trifásico / 250A DC |
Voltagem | 110V/240V AC / 500V DC |
Potência | 1,32 kW - 19,26 kW AC /250 kW DC |
Imagens: ev-institute.com
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