Carro elétrico x combustão: qual é a diferença de preços no Brasil?
Comparamos os preços de modelos à venda no país que possuem tanto versões a combustão quanto 100% elétricas
Qual é a diferença de preço de um mesmo veículo que possui versão elétrica e também com motor a combustão? Decidimos comparar os valores dos modelos à venda no Brasil que já possuem as duas opções de propulsão.
Isso pode parecer meio louco, afinal a diferença de preço entre as variantes de um mesmo modelo pode ser colossal. No entanto, achamos interessante comparar em que nível está a diferença de valores entre os modelos já disponíveis no Brasil com as opções de propulsão a combustão e elétrica.
Ainda são poucos modelos, mas a comparação fica interessante com o lançamento recente do Renault Kwid E-Tech, por ser o primeiro carro elétrico derivado de um modelo popular e que já está no mercado há um certo tempo. Outro carro interessante nessa comparação é o Peugeot 208, que tem motorização flex e agora recebe a versão 100% elétrica 208 e-GT.
De uma forma geral, a gente observa que a diferença de preços entre as versões elétrica/combustão tende a ser maior entre os modelos de marcas generalistas e menos acentuada no caso dos modelos premium, como por exemplo o Mini Cooper SE, o elétrico que custa cerca de 9% a mais em relação ao modelo com motor a gasolina.
Na comparação, usamos as versões elétricas comparadas às versões mais completas equipadas com motores a combustão. Confira abaixo:
Renault Kwid E-Tech x Kwid
Potência / torque | Autonomia | Preço | Diferença de preço combustão/elétrico | |
Renault Kwid E-Tech | 61 cv | 265 km | R$ 142.990 | + 111,2% |
Renault Kwid Outsider | 71 cv / 10 kgfm | ------ | R$ 67.690 | ---- |
JAC e-JS4 x JT60
Potência / torque | Autonomia | Preço | Diferença de preço combustão/elétrico | |
JAC e-JS4 | 150 cv / 34,7 kgfm | 420 km | R$ 256.900 | + 72,4% |
JAC T60 Plus | 168 cv / 21,4 kgfm | ------ | R$ 148.990 | ---- |
Peugeot 208 e-GT x 208
Potência / torque | Autonomia | Preço | Diferença de preço combustão/elétrico | |
Peugeot 208 e-GT | 136 cv / 26,5 kgfm | 340 km | R$ 265.990 | + 135,8% |
Peugeot 208 | 118 cv / 15,5 kgfm | ------ | R$ 112.790 | ---- |
Mini Cooper SE Electric x Cooper
Potência / torque | Autonomia | Preço | Diferença de preço combustão/elétrico | |
Mini Cooper SE Electric | 184 cv / 27,5 kgfm | 234 km | R$ 249.990 | + 8,7% |
Mini Cooper S | 192 cv / 28,5 kgfm | ------- | R$ 229.990 | ---- |
Citroën e-Jumpy/e-Expert x Jumpy/Expert
Potência / torque | Autonomia | Preço | Diferença combustão/elétrico | |
Citroën e-Jumpy | 136 cv / 26,5 kgfm | 330 km | R$ 329.990 | + 76% |
Citroën Jumpy Furgão 1.6 HDi
|
115 cv / 30,6 kgfm | ------ | R$ 187.490 | ---- |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A revolução da bateria finalmente chegou
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Opinião: Minha primeira experiência com um carro elétrico
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Renault Twingo E-Tech: pontos positivos e negativos do elétrico urbano
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Hyundai Inster vs. BYD Dolphin Mini: compare alcance, potência e recursos