Ranking: Carros elétricos com mais de 400 km de autonomia no Brasil
Veja os modelos com maior alcance real em nossos testes
Com o avanço das tecnologias de baterias, os carros elétricos têm superado as expectativas de alcance, oferecendo cada vez mais opções para quem deseja percorrer distâncias maiores sem a preocupação constante com a recarga. O fenômeno da "ansiedade de autonomia" vai aos poucos se tornando coisa do passado, à medida que modelos modernos podem percorrer distâncias superiores a 400 km com uma única carga. Esses veículos não só atendem às necessidades diárias de transporte, mas também permitem algumas viagens curtas, dando mais confiança aos motoristas.
Neste ranking, apresentamos os carros elétricos com o maior alcance que já testamos aqui no InsideEVs Brasil, destacando os modelos que se destacam em termos de alcance real, testada em condições de rua. Esses carros são opções para quem não quer abrir mão de dirigir por mais quilômetros e ainda desfrutar dos benefícios de um veículo sustentável. Desde SUVs elétricos até sedãs de alta performance, explore os modelos que foram destaque em nossos testes de autonomia na cidade.
1. Mercedes-Benz EQE 300 SUV - 605 km
- Motor elétrico traseiro de 245 cv; 56,1 kgfm
- bateria de 89 kWh
- consumo de 6,8 km/kWh
- preço: R$ 714.900
O EQE 300 SUV é o quarto modelo construído sobre a plataforma EVA (Electric Vehicle Architecture), desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos. Essa plataforma proporciona vantagens em termos de dinâmica e eficiência ao SUV. Apesar de seu peso significativo, de 2.385 kg, o SUV elétrico da Mercedes-Benz alcançou um consumo notável de 6,8 km/kWh, o que equivale a uma autonomia de 605 km em uso urbano, a melhor entre todos os veículos elétricos já testados por nossa equipe.
2. Chevrolet Blazer EV - 560 km
- motor elétrico de 347 cv e 44,9 kgfm
- bateria de 102 kWh
- consumo de 5,5 km/kWh
- preço: R$ 479.000
Moderno e bem projetado, o Blazer EV incorpora o que há de mais avançado em tecnologia de veículos elétricos da Chevrolet, utilizando a plataforma Ultium, desenvolvida internamente pela marca. O motor elétrico traseiro, com 347 cv, oferece desempenho suficiente para movimentar as quase 2,5 toneladas do SUV. Com um consumo de 5,5 km/kWh combinado à grande bateria de 102 kWh, o modelo alcança uma autonomia de 560 km, destacando-se entre os melhores resultados registrados em nossos testes.
3. BYD Seal EV - 515 km
- motor elétrico de 531 cv e 60,2 kgfm
- bateria de 82,5 kWh
- consumo de 6,25 km/kWh
- preço: R$ 299.800
Um dos destaques da BYD atualmente é um sedã elétrico que se sobressai em eficiência, especialmente considerando seu porte e potência. O modelo apresenta números consistentes de consumo tanto na cidade quanto na estrada. Em uso urbano, alcançou 6,2 km/kWh, permitindo uma autonomia de 515 km com uma única carga – um resultado expressivo para um carro com 531 cv e 60 kgfm de torque.
4. BMW iX m50 xDrive - 505 km
- motor elétrico duplo de 523 cv e 78 kgfm
- bateria de 105,2 kWh
- consumo de 4,8 km/kWh
- preço: R$ 889.950
Lançado em 2022 como vitrine de tecnologias da BMW, o BMW iX trouxe inovações significativas e estreou um sistema de propulsão elétrico robusto e eficiente. Com mais de 520 cv e quase 80 kgfm de torque, o SUV elétrico entrega desempenho de alto nível. Em sua versão intermediária, alcançou um consumo de 4,8 km/kWh com sua bateria de 105,2 kWh, permitindo uma autonomia de 505 km no uso urbano – um número respeitável para um veículo de seu porte e desempenho.
5. Ford Mustang Mach-E - 482 km
- dois motores elétricos de 487 cv e 87,7 kgfm
- bateria de 91 kWh
- consumo de 5,3 km/kWh
- preço: R$ 486.000
O Mustang Mach-E é um dos carros elétricos mais impressionantes que já testamos, combinando uma esportividade pouco comum no segmento com um conjunto robusto e potente. Além disso, o modelo se destaca pela tecnologia, qualidade de construção e bom nível de equipamentos. Com seus quase 490 cv, apresentou um consumo equilibrado, considerando sua proposta, auxiliado pela bateria de 100 kWh, o que permite uma autonomia próxima de 500 km em uso urbano.
6. Volkswagen ID.4 - 481 km
- motor elétrico de 204 cv e 31,5 kgfm
- bateria de 77 kWh
- consumo de 6,25 km/kWh
- preço: plano de assinatura
Já tivemos algumas oportunidades de avaliar o ID.4, que se mostrou um veículo elétrico interessante por suas qualidades de rodagem, conforto e eficiência. No entanto, deixa a desejar em termos de sistema e conectividade. Embora não seja vendido regularmente no país, aqueles que optarem pelas poucas unidades disponíveis para assinatura (com opção de compra no final) terão em mãos um SUV elétrico que entrega um consumo de 6,25 km/kWh. Combinado à bateria de 77 kWh líquidos, isso garante uma autonomia superior a 480 km com uma única carga.
7. BYD Tan EV - 450 km
- motor elétrico de 517 cv e 71,3 kgfm
- bateria de 108,8 kWh (brutos)
- consumo de 4,2 km/kWh
- preço: R$ 539.800
O BYD Tan EV, primeiro carro de passeio da BYD a ser vendido no Brasil e modelo topo de linha da marca chinesa, recebeu melhorias significativas após sua reestilização. Entre as atualizações, destaca-se a bateria ampliada, com 108,8 kWh brutos, que proporcionou uma autonomia real de 450 km em nossos testes, com um consumo médio de 4,25 km/kWh. Embora não seja o consumo mais eficiente, o SUV elétrico se justifica por seu porte grande e a potência de mais de 500 cv, fornecida por seu sistema de motor duplo.
8. Volvo C40 Plus - 445 km
- motor elétrico traseiro de 238 cv e 33,6 kgfm
- bateria de 66 kWh
- consumo de 6,7 kWh/kWh
- preço: R$ 366.950
O Volvo C40 Plus trouxe como novidade a tração traseira, aprimorando a dirigibilidade de um veículo elétrico que já se destaca por suas boas qualidades dinâmicas. Mais eficiente ao volante, o modelo supera a autonomia média oficial do Inmetro, de 385 km, e, mesmo sem a opção de um modo "Eco" – já que o Volvo não oferece modos de condução –, é capaz de rodar quase 450 km com uma carga em uso urbano.
9. BYD Yuan Plus - 432 km
- motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm
- bateria de 60,5 kWh
- consumo de 7,14 km/kWh
- preço: R$ 235.800
O BYD Yuan Plus foi o primeiro SUV elétrico desenvolvido sobre a arquitetura e-platform 3.0 da BYD, projetada exclusivamente para veículos elétricos. Essa plataforma oferece benefícios em eficiência, dinâmica e experiência de condução. Na prática, o modelo equilibra um desempenho satisfatório com um peso moderado para o segmento, de 1.700 kg, além de boa eficiência energética. Com um consumo de 7,14 km/kWh em uso urbano, o SUV é capaz de atingir uma autonomia de 432 km com uma carga da bateria de 60,5 kWh, um resultado decente para sua categoria.
10. BMW i7 - 428 km
- motor elétrico de 544 cv e 76 kgfm
- bateria de 101,7 kWh
- consumo de 4,2 km/kWh
- preço:
Referência em tecnologia na BMW, o i7 marcou a estreia de uma versão totalmente elétrica com a sétima geração do Série 7. O topo de linha chega com inovações de destaque, como faróis com cristais Swarovski, uma tela de 31" retrátil para os passageiros traseiros, portas com fechamento automático, bancos reclináveis com massagem, sistema de som premium, entre outros itens de luxo. Para quem assume o volante, o sedã oferece um motor duplo de 544 cv e uma bateria de 101,7 kWh, garantindo uma autonomia de 428 km em uso urbano, com todo o conforto característico da marca alemã até a próxima recarga.
11. Audi Q8 e-Tron Sportback - 413 km
- motor elétrico duplo de 408 cv e 67,7 kgfm
- bateria de 106 kWh
- consumo de 3,9 km/kWh
- preço: R$ 729.990
Com visual renovado, o Q8 e-tron Sportback mantém seus principais atributos, como qualidade de construção e acabamento, tecnologia avançada e alto desempenho dos motores elétricos. A bateria teve um aumento de tamanho, mas sem acréscimo significativo de peso, o que ajudou a manter o nível de eficiência do modelo. O consumo, no entanto, sofreu uma leve queda, passando de 4,3 para 3,9 km/kWh, mas esse impacto não comprometeu a autonomia final, que subiu para 413 km no uso urbano.
12. Renault Megane E-Tech: 402 km
- motor elétrico dianteiro de 220 cv e 30,6 kgfm
- bateria de 60 kWh
- consumo de 6,7 km/kWh
- preço: R$ 204.990
Elogiado pelo visual, tecnologia e dirigibilidade, o Megane E-Tech encontra um bom equilíbrio entre desempenho e alcance com sua bateria de 60 kWh. Vale destacar que muitos carros elétricos precisam de baterias muito maiores para alcançar a mesma autonomia, o que impacta diretamente nos tempos de recarga, que tendem a ser mais longos. Este modelo francês, por sua vez, se destaca pela potência de recarga em AC de 22 kW, uma característica importante que faz a diferença ao utilizar os carregadores públicos mais comuns em estacionamentos, shoppings e supermercados, oferecendo recargas mais rápidas.
13. BYD Dolphin Plus - 400 km
- motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm
- bateria de 60,5 kWh
- consumo de 6,66 km/kWh
- preço: R$ 184.800
Versão de topo de um dos carros elétricos mais bem aceitos do mercado, o Dolphin Plus se destacou pela segurança, conquistando cinco estrelas no LatinNCAP, e também se mostrou eficiente em termos de consumo de energia. Equipado com a mesma bateria de 60,5 kWh do irmão Yuan Plus, o modelo oferece uma autonomia na mesma faixa. Com bom desempenho e mais recursos que o modelo de entrada GS, o Dolphin Plus alcançou 6,66 km/kWh e percorreu 400 km com uma carga durante nossa avaliação.
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