A Nissan mostrou no Salão de Tóquio o IMk, um carro-conceito 100% elétrico com visual muito próximo da versão que chegará às lojas. Compacto e pensado para o mercado japonês, o conceito é um Kei Car moderno que a marca chama de "última palavra em carro compacto urbano".

Assim como o Ariya, o novo conceito 100% elétrico dá pistas sobre a nova direção da linguagem estilística da Nissan. Além do visual diferenciado, o veículo traz a novíssima plataforma de veículos elétricos da montadora.

2019 Nissan IMk concept

Entre os sistemas de tecnologia, destaque para o ProPILOT, sistema de assistência à condução e recursos que permitem conectividade ininterrupta. "O IMk faz a fusão entre um visual moderno e ‘limpo’, inspirado em sua herança japonesa, com a tecnologia elétrica de última geração. Ele não se restringiu aos conceitos convencionais do segmento kei do Japão, mas a cultura japonesa aparece mesclada em seu design. Trata-se de um pequeno carro elétrico sofisticado que, espero, muitos clientes venham a dirigir", explica Satoru Tai, diretor-executivo de design na Nissan.

Por dentro, a Nissan destaca que a cabine é um novo tipo de “sala”, que remete ao ambiente de uma cafeteria ou lounge. O banco é longo com textura perfurada. O painel e as laterais das portas são forradas com materiais em tons claros enquanto o painel de instrumentos, portas e volante são na cor Akagane.

O fino painel do IMk não tem controles físicos, como botão de partida e câmbio borboleta. Em vez disso, o IMk revela configurações e controles que acentuam o conforto da cabine, com ícones suaves e reluzentes sobre o acabamento Akagane.

De acordo com Tai, o design interno do conceito tem como foco oferecer uma experiência ao mesmo tempo relaxante e high-tech.

2019 Nissan IMk concept

“Poderíamos ter deixado a cabine do IMk apenas com superfícies planas, o que poderia ter resultado em mais espaço físico”, comenta o designer. “Mas se tivéssemos feito isso, poderíamos ter perdido parte de sua beleza, e não queríamos seguir esta linha. O IMk nunca teve o objetivo de ser mais espaçoso do que um carro pequeno tradicional. A ideia era estar um nível acima, como um parceiro estiloso que oferece aos ocupantes um espaço elegante para curtir”.

Dimensões Nissan IMk

Comprimento

3,434 m

Largura (sem retrovisores)

1,512 m

Altura

1,644 m

Galeria: 2019 Nissan IMk concept