Ao revelar o seu primeiro carro elétrico de produção, o XC40 Recharge, a Volvo lançou um tipo de submarca chamada Volvo Recharge, que englobará todos os modelos híbridos plug-in da empresa.
"Cada modelos da Volvo terá uma opção Recharge, do pequeno XC40, passando pela linha 60 até o carro mais caro da marca, o XC90. A Volvo é a única fabricante que oferece uma versão plug-in de cada modelo de sua linha."
O principal é que o nome Recharge não será usado apenas para carros elétricos, como também para os híbridos plug-in. A diferenciação será feita com as letras de cada versão:
Símbolo "#" significa o número da versão. Por exemplo, o Volvo XC40 totalmente elétrico será batizado como Recharge P8, enquanto o híbrido plug-in chama-se Recharge T5.
Levará um tempo para completar a transição para o novo esquema de nomes. Os modelos a gasolina e diesel convencionais (T ou D) serão gradualmente substituídos por versões eletrificadas. A Volvo já anunciou que os híbridos plug-in corresponderão a 20% de suas vendas totais em 2020 (o primeiro carro elétrico chega às lojas no final de 2020).
Para alcançar esta participação alta de plug-ins, a Volvo irá triplicar a capacidade de produção dos carros eletrificados:
"Para atender o crescimento antecipado da demanda pelos carros Recharge, a volvo irá triplicar sua capacidade de produção para carros eletrificados e irá, a partir do ano que vem, preparar uma seleção de modelos Recharge mais populares, oferecendo o potencial de reduzir radicalmente os tempos de entrega."
"A partir do começo de 2020, os clientes que entrarem no site da Volvo serão perguntados se querem um Volvo Recharge ou não. Para encorajar o uso do modo elétrico, todo Volvo Recharge híbrido plug-in virá com eletricidade grátis por um ano, entregue através de um reembolso para o custo médio de eletricidade durante o período."
Depois do XC40 elétrico, a Volvo tem intenção de lançar um carro totalmente elétrico por ano pelos próximos cinco anos (até 2025).
A Volvo espera que os carros elétricos cheguem a 50% de participação até 2025, enquanto o resto será uma combinação dos híbridos normais e dos plug-in. Isso é mais do que esperávamos.
"Ao longo dos próximos cinco anos, a Volvo lançar um carro totalmente elétrico por ano e busca fazer com que os carros 100% elétricos sejam 50% de suas vendas globais até 2025, com o resto como híbridos. A Recharge será um nome amplo para todos os Volvos recarregáveis com motorização totalmente elétrica e híbrida plug-in."
Parece que a marca sueca está indo bem desde que a chinesa Geely a comprou alguns anos atrás. A Volvo conseguiu desenvolver novas plataformas e motores, criar novos modelos, aumentar suas vendas, comprar e transformar a Polestar em uma marca própria, e ainda criou um plano ambicioso de eletrificação antes de outras fabricantes de luxo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Próximo Volvo XC90 terá versão 100% elétrica e abandonará o diesel
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas