Volvo traz ao Brasil S60 e XC60 Polestar, híbridos e com até 412 cv
Sedã tem preço inicial de R$ 309.950, enquanto o SUV sai por R$ 335.950
A Volvo anuncia nesta semana no Brasil a ampliação de sua oferta de veículos híbridos com a chegada das variante esportiva T8 Polestar Engineered ao catálogos dos modelos S60 e XC60. Posicionada no topo da gama, a versão tem conjunto mecânico capaz de entregar 412 cv de potência, que na prática é o mesmo já oferecido nos modelos S60 T8 R-Design, XC60 T8 R-Design, XC90 T8 Inscription, R-Desig e Excellence e S90 T8 Inscription. A diferença agora é justamente a preparação esportiva assinada pela divisão Polestar e o visual incrementado com detalhes exclusivos. Os preços sugeridos são de R$ 309.950 para o sedã e R $335.950 para o crossover.
Galeria: Volvo S60 T8 Polestar Engineered
Na dianteira, ambos se diferenciam das demais versões pelo emblema da Polestar Engineered destacado na nova grade (que possui revestimento de alto brilho e padrão de malha horizontal) e pelo para-choque com moldes exclusivos. Nas laterais, há acabamento em preto brilhante nas janelas e espelhos retrovisores, assim com rodas exclusivas de 19 polegadas (pneus 235/40 R19) no sedã 22 polegadas (pneus 265/35 R22) no SUV.
Completam o pacote pinças douradas dos freios Brembo no S60 e Akebono no XC60, além dos discos com parafusos aparentes fixados ao centro. Na traseira, além dos novos para-choques, ambos apresentam escapamentos duplos exclusivos com a inscrição Polestar Engineered. O emblema da versão também estampa a porta do porta-malas.
Por sua vez, o interior repete a tonalidade dourada das pinças de freio na pintura dos cintos de segurança e faz menção à divisão esportiva através de vários emblemas. Há ainda bancos esportivos revestidos em couro com costura diferenciada, acabamento na cor carvão, volante esportivo também revestido em couro e com aquecimento, assim como aletas para trocas de marcha atrás do volante e pedaleiras em alumínio.
Sob o capô, o motor Drive-E Turbo Supercharger 2.0 de 4 cilindros entrega 324 cv e trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 88 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh). Juntos, geram 412 cv de potência máxima e torque de 65,2 kgfm. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos no caso do S60 e 5,3 segundos no caso do XC60. O câmbio é sempre automático de 8 marchas. Há ainda diferentes modos de condução, incluindo Pure (que garante até 40 km de autonomia elétrica), Hybrid, Power e AWD. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A.
O acerto da Polestar pode ser visto no chassi exclusivo, bem como nas molas que são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carroceria de 10 mm a 15 mm. Segundo a Volvo, isso garante ao motorista condução mais esportiva, principalmente em curvas, em função da melhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo. Há ainda amortecedores Öhlins com tecnologia de válvula de fluxo duplo (DFV), assim como batentes e barras estabilizadoras exclusivas para a suspensão dianteira e traseira.
No quesito segurança, o pacote reúne recursos como City Safety, alerta de mudança de faixa - emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h -, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Há também alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Por fim, destaque para controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (PilotAssist) até 130km/h.
Galeria: Volvo XC60 Polestar Engineered
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Volvo S60 T8 Polestar Engineered: O melhor de vários mundos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas