Demorou algum tempo desde o anúncio do plano em maio de 2019, mas a Mercedes-Benz e a Geely Holding finalmente receberam aprovação regulatória para criar a nova joint venture global "smart Automobile Co., Ltd." especificamente para a marca smart. A sede está localizada na Baía de Hangzhou, Ningbo, China.
A marca smart (parte da Daimler) estava tentando se reerguer nos últimos anos, mas não conseguiu obter lucro, o que forçou a fabricante alemã a procurar uma nova solução. O novo plano para smart é uma joint venture no valor de 5,4 bilhões de RMB (US$ 777 milhões) do capital total registrado (2,7 bilhões de yuans por cada um dos parceiros).
Para a Daimler, a transação não deve estar relacionada a nenhum investimento significativo:
O capital social total da joint venture será de 5,4 bilhões de RMB para transformar a smart em uma empresa líder em veículos eletrificados premium e inteligentes. Ambas as partes contribuirão igualmente com 2,7 bilhões de RMB, com a participação da Mercedes-Benz AG coberta principalmente pela contribuição da marca smart. A sede global da nova joint venture foi estabelecida na Baía de Hangzhou, Ningbo, com funções operacionais de vendas baseadas na China e na Alemanha.
O objetivo é simples. Desenvolver veículos elétricos premium de última geração com a marca smart e expandir apenas modelos subcompactos (fortwo e forfour) para o segmento compacto.
Para que isso aconteça, o trabalho será dividido entre os parceiros: a Mercedes-Benz assumirá a responsabilidade pelo design, enquanto a Geely lida com a engenharia e a produção na China.
A nova geração de veículos smart será projetada pela rede mundial de Design da Mercedes-Benz e desenvolvida pela rede global de engenharia da Geely. A produção futura estará localizada na China. Como parte do programa de desenvolvimento de veículos, o portfólio de produtos smart será estendido ao segmento B de rápido crescimento, alinhado ao posicionamento da marca smart, com foco em veículos elétricos e conectados premium.
Atualmente, os carros smart oferecidos são produzidos na Europa, com expectativa de término em breve:
A primeira linha de carros elétricos da smart Automobile Co. será lançada a partir de 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias