Demorou algum tempo desde o anúncio do plano em maio de 2019, mas a Mercedes-Benz e a Geely Holding finalmente receberam aprovação regulatória para criar a nova joint venture global "smart Automobile Co., Ltd." especificamente para a marca smart. A sede está localizada na Baía de Hangzhou, Ningbo, China.

A marca smart (parte da Daimler) estava tentando se reerguer nos últimos anos, mas não conseguiu obter lucro, o que forçou a fabricante alemã a procurar uma nova solução. O novo plano para smart é uma joint venture no valor de 5,4 bilhões de RMB (US$ 777 milhões) do capital total registrado (2,7 bilhões de yuans por cada um dos parceiros).

Para a Daimler, a transação não deve estar relacionada a nenhum investimento significativo:

O capital social total da joint venture será de 5,4 bilhões de RMB para transformar a smart em uma empresa líder em veículos eletrificados premium e inteligentes. Ambas as partes contribuirão igualmente com 2,7 bilhões de RMB, com a participação da Mercedes-Benz AG coberta principalmente pela contribuição da marca smart. A sede global da nova joint venture foi estabelecida na Baía de Hangzhou, Ningbo, com funções operacionais de vendas baseadas na China e na Alemanha.

O objetivo é simples. Desenvolver veículos elétricos premium de última geração com a marca smart e expandir apenas modelos subcompactos (fortwo e forfour) para o segmento compacto.

Para que isso aconteça, o trabalho será dividido entre os parceiros: a Mercedes-Benz assumirá a responsabilidade pelo design, enquanto a Geely lida com a engenharia e a produção na China.

A nova geração de veículos smart será projetada pela rede mundial de Design da Mercedes-Benz e desenvolvida pela rede global de engenharia da Geely. A produção futura estará localizada na China. Como parte do programa de desenvolvimento de veículos, o portfólio de produtos smart será estendido ao segmento B de rápido crescimento, alinhado ao posicionamento da marca smart, com foco em veículos elétricos e conectados premium.

Atualmente, os carros smart oferecidos são produzidos na Europa, com expectativa de término em breve:

  • smart EQ fortwo, produzido em Hambach na França
  • smart EQ forfour, produzido em Novo Mesto na Eslovênia

A primeira linha de carros elétricos da smart Automobile Co. será lançada a partir de 2022.