A Toyota é mais uma montadora que fecha o ano de 2019 com motivos para comemorar em termos de vendas envolvendo veículos eletrificados. Depois da Volvo e da BMW, ambas com recordes comerciais na categoria, a gigante japonesa anuncia agora a entrega de mais de 550 mil unidades equipadas com algum tipo de eletrificação na Europa. O número representou 52% do total de 1.089.422 veículos vendidos pela Toyota e pela Lexus na região no ano passado (alta de 5,2%), o que confirma a preferência do consumidor local por híbridos e elétricos em detrimento de automóveis tradicionais a combustão. Levando em conta apenas os países da Europa Ocidental a participação foi ainda maior: 63%.

Galeria: Toyota Corolla Hatchback Hybrid

Analisados separadamente, os números da Lexus são ainda mais impressionantes. A participação de híbridos mix da divisão de luxo é de 67%, chegando a significativos 96% nos mercados da Europa Ocidental. A marca entregou ao todo 87.206 unidades, o que representa alta de 14,5% em relação ao ano passado e praticamente o dobro na comparação com o ano de 2013. Foi, na prática, o sexto ano consecutivo de crescimento. Juntas, Toyota e Lexus oferecem mais de 20 veículos híbridos no mercado europeu, incluindo Prius, Corolla, Yaris, C-HR, RAV4 e Camry, além de CT 200h, IS, ES, GS, LS, NX, UX e RX.

“Estamos extremamente satisfeitos com o forte desempenho de 2019, apesar das condições de incerteza do mercado. O crescimento contínuo da Toyota e Lexus é prova do sucesso de nossa estratégia de focar em novos produtos e expandir a gama híbrida”, disse Johan van Zyl, presidente e CEO da Toyota Motor Europe. "Estamos confiantes de que podemos manter esse ritmo em 2020, com o lançamento de sete modelos, incluindo o novo Yaris, o RAV4 híbrido plug-in e Lexus UX totalmente elétrico", completou.