A ambicioso programa de eletrificação da Ford deverá gerar resultados importantes neste ano. Conforme revela reportagem a revista britânica AutoExpress, a gigante da oval azul lançará nada menos que 14 novos modelos com algum tipo de eletrificação ao longo de 2020. A identidade de cada uma das novidade ainda é desconhecida, mas sabe-se que a lista inclui as minivans S-Max e Galaxy equipadas com um sistema híbrido-leve de 48 volts. Ambas adotarão o mesmo trem de força do Kuga Hybrid e serão lançadas dentro de poucos meses, começando por mercados como o Reino Unido.

Galeria: Ford S-Max e Galaxy 2020

O conjunto é formado pelo combinação de um motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson, um propulsor elétrico e uma bateria compacta de íons de lítio resfriada a água. A potência combinada será de 200 cv, com torque de 21,4 kgfm de força. A Ford diz que o sistema fornecerá melhor aceleração que no modelo EcoDiesel 2.0 equivalente, além de menor emissão de gases poluentes.

Outra vantagem será a manutenção do espaço interno, uma vez que o sistema híbrido-leve não comprometerá o porta-malas. Dessa forma, a S-Max Hybrid de cinco lugares manterá a capacidade de 2.200 litros (bancos rebatidos), enquanto Galaxy Hybrid de sete lugares ficará com os mesmo 2.339 litros das versões tradicionais. A produção será concentrada na fábrica de Valência, na Espanha, que recebeu 42 milhões de euros em investimentos.