O Porsche Taycan, sem dúvidas, é um dos carros elétricos que mais darão o que falar nos próximos anos. Ele promete ter o desempenho digno dos demais automóveis da marca alemã, e ainda traz um estilo e nome que gera muito discussão ("Turbo" em um carro elétrico?). E ainda mais que ele mira diretamente contra o Tesla Model S, o modelo de melhor desempenho da empresa.

Galeria: Avaliação: Porsche Taycan Turbo S 2020

Às vezes, números e o desempenho são o suficiente para determinar quem é o mais rápido. No caso do Taycan Turbo S, posto para andar na pista por Chris Harris e Stig do programa britânico Top Gear, tem um número bem peculiar: 1:17.6, o tempo de volta feito pelo elétrico. E o que isso significa?

O Taycan Turbo S é o carro elétrico mais rápido a fazer uma volta na pista do Top Gear. Ele conseguiu um tempo de volta semelhante ao Honda NSX e o Koenigsegg CCX, além de ser dois décimos de segundo mais rápido do que o Pagani Zonda Roadster F e um décimo mais rapido do que o Mercedes-AMG GTS. Vale lembrar que o programa nunca fez um tempo de volta do Model S.

O elétrico foi muito bem até mesmo quando comparamos o resultado com outros modelos da marca. É 1.5 segundo mais lento do que o Porsche 911 GT3 RS, uma versão feita totalmente para as pistas. Um número interessante, já que o Taycan Turbo S ainda é um modelo normal de rua.

O Porsche Taycan começará a ser vendido no Brasil neste ano. A versão de entrada 4S terá preço inicial na casa de R$ 600 mil, enquanto a opção topo de linha Turbo S deve passar de R$ 1 milhão com todos os opcionais. A Porsche espera iniciar a pré-venda no 1º semestre, com entregas programadas para a segunda metade do ano.