A Mercedes-Benz Vito é renovada na linha 2020 e, assim como foi com a Sprinter, passa a contar com uma versão totalmente elétrica para passageiros batizada como eVito Tourer. A van já oferecia uma opção de carga, mas ficava devendo uma variante para transporte de pessoas. Até o momento, a marca só confirma seu lançamento na Europa.
Para mover a Mercedes-Benz evito, a fabricante usou a motorização eATS, com um motor elétrico dianteiro, que gera 204 cv e 36,9 kgfm de torque. Esta mecânica integra motor, e transmissão em uma unidade compacta sob o capô, abastecida pelas baterias de 90 kWh. A marca diz que é possível recuperar 80% de toda a capacidade da bateria em menos de 45 minutos.
A Daimler diz que a eVito pode rodar por mais de 420 km e com velocidade máxima de até 140 km/h - com um opcional, o limite aumenta para 159 km/h. Conta com alguns níveis para a frenagem regenerativa, escolhidos por aletas atrás do volante, permitindo que o motorista escolha de acordo com o momento, caso precise que o carro fique solto ou aproveite uma descida para frear mais. Ainda tem um modo automático que identifica placas de trânsito e as condições ao redor para estimar o quanto de recuperação é mais apropriado para a situação.
Assim como nas outras vans da marca, traz o sistema Mercedes Pro de gerenciamento de frotas, oferecendo algumas funções específicas para o veículo elétrico. Entre elas está o ajuste do ar-condicionado e carregamento das baterias inteligente, evitando usar a energia em horário de pico. A marca ainda oferece uma estação de recarga por um custo extra, inclusive com um plano feito em parceria com outras empresas para ajudar quem precisa de mais de um carregador.
O eVito traz as mesmas mudanças do resto da linha da van. A grade frontal tem uma pequena revisão para ajudar a passagem de ar, enquanto o interior aposta em um novo desenho para as saídas do ar-condicionado. Conta também com um novo acabamento têxtil e atualização no sistema da central multimídia. A lista de equipamento passa a contar com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e uma nova câmera de ré, oferecidos como opcional.
Fonte: Daimler
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