A Mercedes-Benz Vito é renovada na linha 2020 e, assim como foi com a Sprinter, passa a contar com uma versão totalmente elétrica para passageiros batizada como eVito Tourer. A van já oferecia uma opção de carga, mas ficava devendo uma variante para transporte de pessoas. Até o momento, a marca só confirma seu lançamento na Europa.

Para mover a Mercedes-Benz evito, a fabricante usou a motorização eATS, com um motor elétrico dianteiro, que gera 204 cv e 36,9 kgfm de torque. Esta mecânica integra motor, e transmissão em uma unidade compacta sob o capô, abastecida pelas baterias de 90 kWh. A marca diz que é possível recuperar 80% de toda a capacidade da bateria em menos de 45 minutos.

A Daimler diz que a eVito pode rodar por mais de 420 km e com velocidade máxima de até 140 km/h - com um opcional, o limite aumenta para 159 km/h. Conta com alguns níveis para a frenagem regenerativa, escolhidos por aletas atrás do volante, permitindo que o motorista escolha de acordo com o momento, caso precise que o carro fique solto ou aproveite uma descida para frear mais. Ainda tem um modo automático que identifica placas de trânsito e as condições ao redor para estimar o quanto de recuperação é mais apropriado para a situação.

Galeria: Mercedes-Benz Vito e eVito 2020

Assim como nas outras vans da marca, traz o sistema Mercedes Pro de gerenciamento de frotas, oferecendo algumas funções específicas para o veículo elétrico. Entre elas está o ajuste do ar-condicionado e carregamento das baterias inteligente, evitando usar a energia em horário de pico. A marca ainda oferece uma estação de recarga por um custo extra, inclusive com um plano feito em parceria com outras empresas para ajudar quem precisa de mais de um carregador.

2020 Mercedes-Benz Vito and eVito

O eVito traz as mesmas mudanças do resto da linha da van. A grade frontal tem uma pequena revisão para ajudar a passagem de ar, enquanto o interior aposta em um novo desenho para as saídas do ar-condicionado. Conta também com um novo acabamento têxtil e atualização no sistema da central multimídia. A lista de equipamento passa a contar com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e uma nova câmera de ré, oferecidos como opcional.