Toyota e chinesa BYD firmam parceria para desenvolver carros elétricos
Cerca de 300 engenheiros de ambas as marcas tocarão projetos juntos
As gigantes Toyota e BYD anunciaram recentemente a criação de uma joint-venture para desenvolvimento conjunto de tecnologias e veículos elétricos. A nova empresa, batizada de BYD Toyota EV Technology Co. LTD. (BTET), será controlada igualitariamente entre as duas fabricantes. A parceria, segundo especialistas, é apenas o primeiro passo para uma aliança comercial bem mais profunda nos próximos anos.
"A BYD e a Toyota trabalharão juntas para atender às diversas necessidades dos clientes pesquisando e desenvolvendo BEVs que atraem os clientes e promovendo sua ampla adoção e também esperam contribuir para melhorar o ambiente na China", diz o comunicado.
Galeria: Toyota Corolla 2020 (BR)
"Com os engenheiros da BYD e da Toyota trabalhando juntos sob o mesmo teto, pretendemos desenvolver BEVs com desempenho superior e atender às necessidades dos clientes na China, mesclando os pontos fortes das duas empresas e também através de uma rivalidade amigável", completa. Aproximadamente 300 profissionais trabalharão em conjunto.
"A joint-venture concentrará esforços na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos a bateria com tecnologia e know-how da China e do Japão", disse o recém-nomeado CEO Zhao Binggen.
Fonte: Toyota e BYD
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Retrospectiva: como foi o ano de 2024 para o mundo dos elétricos?
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho