As gigantes Toyota e BYD anunciaram recentemente a criação de uma joint-venture para desenvolvimento conjunto de tecnologias e veículos elétricos. A nova empresa, batizada de BYD Toyota EV Technology Co. LTD. (BTET), será controlada igualitariamente entre as duas fabricantes. A parceria, segundo especialistas, é apenas o primeiro passo para uma aliança comercial bem mais profunda nos próximos anos.

"A BYD e a Toyota trabalharão juntas para atender às diversas necessidades dos clientes pesquisando e desenvolvendo BEVs que atraem os clientes e promovendo sua ampla adoção e também esperam contribuir para melhorar o ambiente na China", diz o comunicado.

Galeria: Toyota Corolla 2020 (BR)

"Com os engenheiros da BYD e da Toyota trabalhando juntos sob o mesmo teto, pretendemos desenvolver BEVs com desempenho superior e atender às necessidades dos clientes na China, mesclando os pontos fortes das duas empresas e também através de uma rivalidade amigável", completa. Aproximadamente 300 profissionais trabalharão em conjunto.

"A joint-venture concentrará esforços na pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos a bateria com tecnologia e know-how da China e do Japão", disse o recém-nomeado CEO  Zhao Binggen.