Nesta semana novos registros de patentes de um Audi A1 100% elétrico nos órgãos alemães foram relatados, o que nos confirma que a empresa já trabalha em um novo compacto elétrico. Logo de cara parece que a Audi realmente esteja preparando uma versão eletrificada de seu compacto, mas a grande probabilidade é de que a marca alemã esteja desenvolvendo um novo modelo baseado na plataforma MEB.

Não dá pra ignorar que o segmento de compactos elétricos está ficando cada vez mais aquecido. A chegada de modelos como o 500 elétrico, Mini Cooper SE e Honda e, entre outros, mostram que o portfólio dos carros urbanos e tecnológicos não para de crescer e o grupo alemão não quer ficar de fora.

 

O desejo de eletrificação da linha A1 não é algo recente dentro da Audi. Em 2010, no Salão de Genebra, a marca mostrou uma versão híbrida plug-in do compacto, com uma bateria de 12 kWh e um motor de 75 kW, atualizado três anos depois para 13,3 kWh e 85 kW, respectivamente. 

Audi AI:ME Concept
Audi AI:ME Concept

Lembrando ainda que o grupo alemão tem um plano ambicioso para lançar um total de cerca de 30 plug-ins (incluindo 20 totalmente elétricos) até 2025, usando quatro plataformas como base. Os compactos e médios serão baseados na base modular (MEB) da Volkswagen, que assumimos servir perfeitamente ao novo A1.

Galeria: Audi AI:ME Concept