Com estreia aguardada em diversos mercados, inclusive no Brasil, o novo Kia Soul 2020 elétrico foi eleito o 'World Urban Car'. O compacto da marca corena foi escolhido a partir de uma lista inicial de oito carros e numa segunda etapa ficou entre os três finalistas: Kia Soul EV, o Mini Electric e o Volkswagen T-Cross.

Na opinião do júri o Kia Soul EV foi considerado como o carro ideal para a cidade, combinando desempenho de emissões zero e impressionante autonomia elétrica com dimensões compactas, design arrojado e altos níveis de praticidade.

O compacto Kia Soul EV possui um eficiente trem de força 100% elétrico que gera 204 cv e 40 mkgf de torque. São duas opções de bateriais: 64 ou 39,2 kWh. O modelo é capaz de percorrer até 452 quilômetros com uma única carga (modelos de 64 kWh; ciclo 'combinado' WLTP) e possui ainda tecnologia de frenagem regenerativa. 

O prêmio World Urban Car foi lançado em 2017. Mike Rutherford, co-presidente do World Car Awards Program, comentou: “O prêmio World Urban Car é cada vez mais significativo, pois esses carros inteligentes e comparativamente pequenos, com até 4,20 m de comprimento, estão entre os veículos mais vendidos, mais acessíveis e com melhor custo-benefício em todo o mundo".

Os veículos foram selecionados e votados por um júri internacional composto por 86 jornalistas automotivos de destaque de 24 países ao redor do mundo. Cada jurado foi nomeado pelo Comitê Diretor Mundial de Automóveis, com base em sua experiência, experiência, credibilidade e influência. A empresa internacional de contabilidade KPMG tabulou as cédulas dos jurados.

Fonte: WCA

Galeria: Kia Soul 2020 EV