Empresa norte-americana Luminar irá disponibilizar a tecnologia chamada LiDAR

Com uma forte tradição em segurança automotiva, a Volvo anuncia uma nova parceria. Trata-se da empresa norte-americana Luminar, que irá fornecer a primeira tecnologia totalmente autônoma da marca para rodovias e abre caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.

A Luminar irá disponibilizar a tecnologia chamada LiDAR para a próxima geração de veículos Volvo com a nova plataforma SPA 2. Todos estarão aptos para receber o hardware de condução autônoma a partir do início da produção em 2022, com o dispositivo de controle integrado ao teto do carro.

Galeria: Volvo 360c Concept

Entre os recursos, está a possibilidade dos veículos terem seus softwares atualizados a qualquer momento através da nuvem. E o recurso Highway Pilot, primeira tecnologia de condução autônoma em estradas, será ativado assim que seja verificado ser seguro para locais e condições geográficas específicas. Além disso, as duas empresas trabalham na melhoria de futuros sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

O funcionamento do LiDAR é como uma espécie de "radar a laser" que mede distâncias em relação a objetos ao redor do veículo. O sistema da Luminar pode medir distâncias além de 250m, dando aos carros autônomos tempo para tomar decisões seguras em ambientes de tráfego complexos.

"A condução autônoma tem o potencial de ser uma das tecnologias mais importantes da história, se introduzida com responsabilidade e segurança”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. "Fornecer aos nossos futuros carros a visão necessária para tomar decisões seguras é um passo importante nessa direção"

Fonte: Volvo