Ao abrir a fábrica da Tesla em Fremont na segunda-feira, contrariando as ordens locais para não fazê-lo, Elon Musk forçou uma disputa com o Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda e parece que eles simplesmente recuaram. 

De acordo com o SFGate, a Tesla poderá ir além das operações básicas e retomar a fabricação de veículos a partir da próxima segunda-feira (18). A Tesla deve, no entanto, aderir às rigorosas precauções de segurança que a marca já concordou em adotar. O plano de segurança foi enviado ao condado no começo desta semana e descreve o plano da Tesla para manter a segurança dos trabalhadores durante a pandemia do Covid-19.

Galeria: Tesla - fábrica Fremont

Para recapitular os eventos que levaram à decisão de hoje, a fábrica da Tesla em Fremont foi fechada para todas as atividades (além das operações básicas para manter a unidade) devido ao COVID-19 desde 23 de março. Na semana passada, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, deu luz verde aos fabricantes para retomar suas operações.

No entanto, um funcionário interino do Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda decidiu que a fábrica de Tesla em Fremont permaneceria fechada. Em resposta, Elon Musk prontamente processou o condado de Alameda e ameaçou deixar a Califórnia.

Musk anunciou que estava abrindo a fábrica de Fremont na segunda-feira, 11 de maio, e que estaria lá trabalhando ao lado de seus funcionários. Além disso, ele pediu que, se alguém tivesse que ser preso por desafiar a ordem, ele seria a única pessoa presa - embora ele não tivesse qualquer controle sobre isso. 

 

Isso levou a uma tempestade de comentários pró e anti-Musk da mídia e de muitos outros funcionários públicos, como o ex-secretário do Trabalho dos EUA, Robert Reich, que começou uma guerra no Twitter com Elon até o ponto em que Musk o bloqueou na plataforma. 

 

O presidente Trump chegou a entrar na briga de ontem, oferecendo seu apoio para permitir que a Tesla retome a produção da Fremont imediatamente. Isso não surpreende ninguém, pois o presidente norte-americano vem intensificando seu chamado para que os negócios sejam retomados em todo o país nos últimos dias.

O anúncio de reabertura do Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda vem com a cláusula de que os indicadores de saúde pública devem permanecer estáveis ​​ou melhorarem para que Fremont possa permanecer aberta. 

"Trabalharemos com o Departamento de Polícia de Fremont para verificar se a Tesla está aderindo ao distanciamento físico e se as medidas de saúde e segurança estão em vigor para a segurança de seus trabalhadores enquanto se preparam para a produção completa" 

Atualmente, não há indicação de que a Tesla será multada pela abertura antecipada de Fremont e, a nosso conhecimento, não houve prisões ou multas impostas. Se isso ainda é verdade, parece que Tesla venceu essa batalha e forçou o condado a permitir que eles abrissem mais cedo do que o Departamento de Saúde queria. 

Vamos ficar de olho aberto com esta história à medida que ela avança. Felizmente, as medidas tomadas pela montadora são robustas o suficiente para garantir a segurança dos trabalhadores, e a Tesla não se arrepende de forçar uma reabertura antes do que alguns disseram ser seguro.