Após revelar informações pontuais sobre novos modelos, a Kia enfim dá mais detalhes do seu plano estratégico de eletrificação da linha. Anunciado em janeiro, o batizado Plano S indica metas ambiciosas, além do já citado lançamento de 11 novos veículos elétricos até 2025.

Com metas agressivas, a Kia anunciou que o seu objetivo é de que os veículos elétricos respondam por 20% do total de vendas de seu portfólio na Europa em 2026. O carro chave será o já mencionado crossover baseado nos conceitos HabaNiro e Imagine que terá como destaque a autonomia (agora confirmada) para mais de 500 km com uma única carga. Além disso, a marca promete vários lançamentos já para 2022.

Galeria: Kia Habaniro Concept

O primeiro dos carros elétricos da próxima geração da Kia será construído em uma nova plataforma que a marca diz de forma nada modesta ter sido "projetada especificamente para acomodar o líder mundial em tecnologias e sistemas de transmissão de veículos elétricos".

"Muitos dos novos veículos elétricos da Kia serão oferecidos na Europa, que atualmente é o ponto focal para o crescimento das vendas de veículos elétricos em todo o mundo", disse Emilio Herrera, diretor de operações da Kia Motors Europe.

Em termos de mercado a Kia está indo muito bem com as vendas veículos elétricos. No primeiro trimestre de 2020 a marca abocanhou 6% das vendas na Europa, um salto em relação aos 2,9% alcançados em 2019. Agora, a marca coreana pretende ir além e alcançar a marca de mais de 500.000 veículos elétricos vendidos globalmente em 2026.

Recarga super rápida:

O sistema de carregamento de 800 Volts é o grande destaque dessa nova arquitetura que estará presente nos modelos topo de linha entre os próximos veículos eletrificados da Kia. Atualmente, este padrão de recarga só está disponível em veículos mais luxuosos, como o Porsche Taycan e o futuro GMC Hummer elétrico. Esse sistema de carregamento ultra-rápido permitirá que o carro atinja 80% da carga da bateria entre 15 e 20 minutos, se conectado a carregadores de 250 ou 350 kW.

Galeria: Kia Imagine Concept

Todavia, para quem não puder pagar tão caro haverá modelos mais acessíveis equipados com uma arquitetura de carregamento de 400V: "o carregamento de 400V, como já encontrado no premiado e-Niro e Soul EV, também permite carregamento rápido e permanecerá relevante para muitos clientes que têm maior flexibilidade sobre onde e quando recarregam. Nós atenderemos a todas as necessidades.”