Parece que a Tesla vai escolher Austin, no Texas, como o futuro local para a produção do Tesla Cybertruck e Model Y. Provavelmente, também será a maior fábrica da Tesla já construída até hoje.

Várias publicações norte-americanas soltaram imediatamente a notícia de que a Tesla escolheu Austin, no Texas, ou Tulsa, em Oklahoma, como o local para a construção de sua nova fábrica. Todos os veículos de imprensa, incluindo a CNBC, se referem às suas próprias fontes na empresa, portanto não há como saber com certeza qual das informações é a mais precisa.

Galeria: Tesla Cybertruck Pickup

A nova fábrica se tornará o maior local de montagem do país, onde montarão os Cybertruck e os crossovers Model Y. É possível que a produção de componentes, em particular baterias, também ocorra no local.

Atualmente, os carros da Tesla estão sendo montados em uma fábrica em Xangai, sendo que outra manufatura está sendo construída em Berlim, mas a primeira fábrica em Fremont, Califórnia, continua sendo o principal local de montagem. Ao mesmo tempo, a Tesla recentemente teve um conflito com as autoridades locais, que não permitiram a produção de carros devido ao isolamento por conta do coronavírus.

Elon Musk já havia prometido transferir todo o desenvolvimento e sede da empresa da Califórnia para estados do Nevada e Texas, portanto as notícias sobre a localização da nova fábrica não parecem surpreendentes. Ao mesmo tempo, uma ameaça foi feita há algum tempo para fechar completamente a fábrica em Fremont, se as autoridades locais não parassem de interferir no trabalho da unidade.

Nos Estados Unidos, a Tesla também possui uma Gigafactory em Nevada, que produz baterias, além de uma fábrica de painéis solares no estado de Nova York.

Ao adicionar o Texas à mistura, a Tesla terá uma fábrica mais centralizada nos EUA. Além disso, o Texas é considerado a terra das camionetes e tem um enorme apetite por esse tipo de veículo, portanto, essa decisão faz todo o sentido. No entanto, atualmente o Texas não permite que a Tesla venda carros diretamente lá devido a regras antigas de concessionárias. Isso certamente mudaria se a Tesla decidisse construir uma fábrica no estado.