Agora é oficial. Confirmando os rumores que surgiram durante a semana, a Volkswagen anunciou um grande acordo com duas empresas chinesas para expandir sua produção de veículos elétricos e tecnologias afins naquele país.

O primeiro envolve o aporte de 1 bilhão de euros para compra de 50% da JAG, empresa controladora da JAC Motors e o segundo trata da aquisição de 26% da fabricante de baterias Gotion High-Tech Co., Ltd. por 1,1 bilhão de euros. Trata-se de um importante passo para a marca alemã, que ainda inclui um aumento de 50% para 75% de participação na joint-venture JAC Volkswagen.

Galeria: JAC iEV20

Esse movimento garante a Volkswagen abrir caminho para ampliar a gama de modelos e infraestrutura de carros elétricos na China, consolidando assim a presença como uma grande empresa de automóveis estrangeira no país, sendo um contraponto para o império de Elon Musk com a Tesla, que segue focada na expansão de sua Gigafactory em Xangai.

O Dr. Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG, disse: "Juntamente com parceiros fortes e confiáveis, a Volkswagen está fortalecendo sua estratégia de eletrificação na China. O segmento de carros elétricos está crescendo rapidamente e oferece muito potencial para a JAC-Volkswagen. Estamos impulsionando ativamente o desenvolvimento de células de bateria na China por meio de nosso investimento estratégico na Gotion."

O Dr. Stephan Wöllenstein, CEO do Grupo Volkswagen da China, disse: 

"O Grupo Volkswagen China já delineou sua rota para se tornar uma empresa líquida de carbono-neutro. Em 2025, cerca de 1,5 milhão de veículos elétricos estão planejados para entrega a clientes em todo o país. A China é o maior mercado mundial de mobilidade eletrônica."

Formada em 2017, a joint venture JAC-Volkswagen é uma empresa totalmente elétrica que desenvolve, produz e comercializa veículos elétricos. Os planos de expansão do portfólio incluem o lançamento de cinco novos modelos até 2025, além de construir uma nova fábrica de veículos elétricos e um centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Hefei.

Galeria: Volkswagen plataforma MEB