Como a indústria automotiva em geral, as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in também foram duramente afetadas pela pandemia de coronavírus no primeiro trimestre do ano e, especialmente em abril. Nesse cenário, Tesla, Renault e Nissan foram as fabricantes que mais se destacaram colocando modelos como o Model 3, Zoe e Leaf no topo das vendas globais em abril.
No primeiro trimestre de 2020 as vendas de veículos híbridos plug-in e elétricos atingiram o patamar de 571 mil unidades no mundo inteiro de acordo os dados da EV-sales, uma redução de 12% em relação ao mesmo período de 2019. No mês de abril, a queda foi mais acentuada: 30% na comparação com abril do ano passado.
De um modo geral, os números globais de vendas vem desacelerando nos últimos meses por conta do menor crescimento na China (maior mercado global), que recentemente mudou sua política de subsídios, seguido pela pandemia que veio atingir o seu ápice em abril, o pior mês da história para as vendas do segmento.
O lado bom é que as vendas de carros eletrificados sofreram menor queda em comparação ao mercado como um todo, que por sua vez viu uma redução de 45% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. Considerando o primeiro trimestre, os carros elétricos e híbridos plug-in aumentaram sua participação de mercado de 2,5% para 2,7%, em comparação ao mesmo período de 2019.
O carro elétrico mais vendido em abril foi o Tesla Model 3 (11.761), líder isolado, seguido pelo chinês BYD Qin Pro EV (5.096) e pelo Volkswagen e-Golf (3.836), quecompleta o pódio. Os populares Renault Zoe e Nissan Lifan foram bastante afetados em abril, mas ainda mantendo a posição se considerarmos as vendas do trimestre.
Modelo | Vendas - Abril | Vendas -1° trim. 2020 | % | |
1 | Tesla Model 3 | 11.761 | 85.523 | 15 |
2 | Renault Zoe | 2.118 | 22.811 | 4 |
3 | Nissan Leaf | 1.603 | 18.364 | 3 |
4 | Volkswagen e-Golf | 3.836 | 15.143 | 3 |
5 | BMW 530e | 3.398 | 13.753 | 2 |
6 | BYD Qin Pro EV | 5.096 | 13.486 | 2 |
7 | Mitsubishi Outlander PHEV | 1.208 | 13.257 | 2 |
8 | Audi e-Tron | 1.783 | 12.468 | 2 |
9 | Hyundai Kona EV | 2.447 | 12.208 | 2 |
10 | GAC Aion S | 3.586 | 10.624 | 2 |
11 | VW Passat PHEV | 2.140 | 2.140 | 2 |
12 | Peugeot 208 EV | 542 | 9.310 | 2 |
13 | Chevrolet Bolt EV | 1.070 | 8.746 | 2 |
14 | SAIC MG eZS EV | 352 | 8.637 | 2 |
15 | BAIC EU-Series | 482 | 7.877 | 1 |
16 | Tesla Model X | 999 | 7.831 | 1 |
17 | Kia Niro EV | 1.166 | 7.267 | 1 |
18 | BMW i3 | 988 | 6.923 | 1 |
19 | Toyota Prius PHEV | 893 | 6.815 | 1 |
20 | BMW 330e | 544 | 6.687 | 1 |
Outros | 64.262 | 272.292 | 48 | |
Total | 110.274 | 570.705 | 100 |
Fonte: EV-Sales
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita