Assim como diversas montadoras europeias, a Citroën também está se tornando elétrica. Nesta semana, a marca francesa anunciou que o seu próximo carro elétrico, o novo Citroën ë-c4, fará sua estréia mundial em 30 de junho. Será um evento on-line onde o design e todas as informações serão finalmente revelados.
Estratégico para a Citroën, o novo ë-C4 é parte do plano de 'Push To Pass' da PSA, que tem como meta uma gama de 40 veículos elétricos ou eletrificados em 2025. Como adiantado, ele será desenvolvido na nova plataforma e-CMP do grupo Peugeot-Citroën, a mesma arquitetura que é compartilhada com os modelos Opel Corsa-e, Peugeot e-208, e-2008 e DS3 Crossback e-Tense.
Embora o trem de força ainda não esteja confirmado, acreditamos que ele deve utilizar o mesmo conjunto propulsor de outros modelos do grupo: um motor elétrico de 100 kW (136 cv) com 26,5 kgfm de torque máximo alimentado por uma bateria de íon de lítio de 50 kWh. Em termos de autonomia, espere por algo em até 310 km com uma única carga de acordo com o padrão WLTP.
Entre os principais rivais estarão modelos já estabelecidos no mercado como Nissan Leaf e o Hyundai Ioniq, além de futuros concorrentes de peso, como a Volkswagen ID.3, que estará nas ruas em breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Citroën ë-C3 Aircross: SUV elétrico acessível já tem data de estreia
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
BYD "engole" Peugeot e Citroën juntas nas vendas de fevereiro no Brasil