• Sistema de condução autônoma será desenvolvido pela Waymo
  • Trata-se de um veículo que terá inicialmente autonomia de nível 4
  • Parceria envolverá as marcas Volvo, Polestar e Lynk & Co

A Waymo, empresa de carros autônomos do Google, e a Volvo, anunciaram o acordo para o desenvolvimento de um veículo elétrico autônomo. Será uma parceria que envolverá as marcas globais da holding chinesa Geely (Volvo, Polestar e Lynk & Co) para criar carros de passeio destinados ao serviço de compartilhamento.

Galeria: Volvo 360c Concept

Sediada no Vale do Silício, na California, a Waymo irá concentrar esforços na inteligência artificial e também no desenvolvimento de dispositivos como câmeras e sensores para o "motorista" automatizado. A princípio, será um veículo com autonomia nível 4, ou seja, capaz de dirigir sozinho na maioria das situações, sem interferência do motorista.

Após a descontinuação do seu carro autônomo Firefly, a Waymo passou a oferecer o serviço de compartilhamento de carros autônomos no Arizona, utilizando o sistema adaptado em uma Chrysler Pacifica PHEV. A Waymo também trabalha em uma tecnologia para caminhões autônomos.

Graças a parceria com a Volvo, no entanto, a empresa do Google poderá desenvolver um carro autônomo desde o zero, o que permitirá otimizar seu design e funcionalidades. Da mesma forma que a divisão de carros autônomos da GM, a Cruise, com o seu modelo Origin, que não possui volante, nem pedais. 

Fonte: Reuters