• Volkswagen ID.3 pode ganhar versão esportiva com 300 cv de potência
  • Executivo da marca aguarda resposta positiva do mercado para dar o sinal verde
  • Versão de alto desempenho terá tração traseira

Recém-lançado, o carro elétrico Volkswagen ID.3 tem grandes chances de receber uma versão esportiva nos próximos anos. Segundo a matéria do site britânico Autocar, executivos da marca alemã trabalham no desenvolvimento de um ID.3 R, que ficará a cargo da divisão de desempenho 'R' e ainda precisa de sinal verde para seguir adiante. 

Uma versão esportiva faria muito sentido para agregar valor ao conteúdo da linha. Neste caso, o objetivo é reforçar os vínculos entre o bem-sucedido protótipo ID.R recentemente flagrado em testes e a nova e crucial família de carros elétricos ID da Volkswagen.

Galeria: Volkswagen ID.3 1ST (2020)

O chefe de desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, disse que o ID.3 R é "algo que estamos vendo". Ele acrescentou: "Gosto da ideia, mas temos que decidir se o mercado está pronto para aceitar esse modelo". Welsch disse ainda que a versão R proposta ficaria no topo da gama ID.3 e poderia ser a única variante de alto desempenho.

Até o momento, o que se sabe é que o ID.3 R não deve se utilizar do esquema de propulsão visto no ID.4 GTX, isso porque o SUV utiliza dois motores elétricos e tração nas quatro rodas. Por outro lado, sabemos que o ID.3 terá apenas uma configuração de trem de força com motor único posicionado no eixo traseiro. O executivo da marca disse ser improvável que o hatchback tenha tração integral nesta primeira geração.

Atualmente, a versão mais forte no portfólio do ID.3 possui 204 cv de potência, enquanto o planejado modelo ID.3 R deve ter ao menos 300 cv. Caso as pesquisas indiquem que o mercado demande tal versão, o projeto seguirá adiante e o lançamento deve ocorrer no máximo até 2024.

Fonte: Autocar

Galeria: Volkswagen ID.3 - versões e cores