Twike 5 é um triciclo elétrico que custa o preço de um BMW i3

  • Twike 5 é o triciclo elétrico que na versão mais potente custa 49 mil (R$ 295,1 mil)
  • Versão básica custa 39 mil (R$ 235 mil) e tem velocidade máxima de 120 km/h

Quando você quer se referir a um carro com um certo ar de desprezo por causa do seu desempenho fraco, metáforas como carrinho ou triciclo são bastante usadas. Mas agora, preste atenção ao que você diz, porque acaba de chegar ao mercado europeu um triciclo alemão que vai a incríveis 190 km/h.

Ele se chama 5, e é produzido pela Twike. Na verdade, ele é como uma espécie de micro-carro elétrico. Ou melhor, um micro-carro equipado com pedais, para que o motorista (e também o passageiro), quando necessário, possam pedalar e recarregar as baterias que alimentam o motor elétrico. 

Galeria: Twike 5

Disponível para encomendas

O Twike 5 é o resultado final de uma jornada que passou pelo Twike 3 e pelo Twike 4. Cada passo trouxe melhorias em termos de eficiência aerodinâmica e energética, além de comportamento e segurança nas estradas. Após os protótipos anteriores, o veículo está pronto para entrar em produção e já pode até ser encomendado.

O veículo, com 3,33 metros de comprimento e 1,2 metros de altura, possui três rodas e dois assentos e um peso que, de acordo com a bateria, vai de 435 a 495 kg. É equipado com um sistema de direção feito com duas alavancas verticais nas laterais do banco do motorista que garantem - pelo menos de acordo com quem o projetou - um sistema seguro e muito fácil de usar, mesmo em altas velocidades. 

O Twike 5 está disponível em quatro versões, que diferem principalmente no tamanho da bateria. Começamos com o modelo de 15 kWh e chegamos ao modelo de 30 kWh passando por 20 e 25 kWh. Cada versão também difere em autonomia e velocidade máxima. Veja os detalhes abaixo: 

Preços salgados

Até aqui, este Twike 5 parece um bom veículo elétrico dedicado a quem procura alguma forma estranha de mobilidade com zero emissões, muito rápido e equipado com pedais. Só existe um porém: a versão básica custa 39.000 euros (R$ 235 mil), enquanto a versão principal chega a salgados 49.000 (R$ 295,1 mil).

Deixando a emoção de lado, não faltam alternativas nessa faixa de preço no mercado europeu. E olhando o que o mercado oferece, existem muitos carros elétricos "tradicionais" e de quatro rodas que podem representar uma escolha mais racional como o  o BMW i3 e o Tesla Model Y, por exemplo. 

E se a intenção é se deslocar pela cidade com teto e veículo muito pequeno, certamente você pode olhar para os quadriciclos leves, para os quais os bônus de compra de até € 4.000 (R$ 24,1 mil) estão sendo atualizados.