• Novo Toyota Yaris 2020 adota novo conjunto híbrido mais eficiente
  • Nova geração é construída sobre a moderna plataforma TNGA GA-B
  • Farta lista de equipamentos de segurança em um carro compacto é destaque 

Lançado no Brasil em 2015, o Toyota Yaris trocou de geração na Europa no começo do ano e ganhou evoluções importantes como a nova plataforma, melhor dirigibilidade e um pacote mais generoso de itens de segurança, sem falar no visual mais ousado. Agora, a versão híbrida começa a chegar às lojas europeias com preço inicial de 18.650 euros (R$ 113 mil).

Disponível para encomendas na Espanha, a quarta geração do Toyota Yaris 2020 segue com a missão de competir contra um time de rivais, entre os quais Ford Fiesta, Renault Clio, Volkswagen Polo e Kia Rio, entre muitos outros, muitos deles disponíveis com a variante híbrida. 

Galeria: Toyota Yaris (2020)

Completamente novo, o Toyota Yaris 2020 evoluiu consideravelmente em design e o mais importante: recebeu a nova e versátil plataforma TNGA GA-B, uma variação da base usada em modelos maiores como o Corolla, RAV4 e CH-R e que incorpora evoluções como o uso de aços de alta resistência e confere maior rigidez estrutural. 

Ele ficou menor e agora tem 3,94 metros de comprimento (o Yaris vendido no Brasil tem 4,14 metros). No entanto, o habitáculo foi ampliado, graças ao melhor aproveitamento de espaço interno e adoção de balanços dianteiro/traseiro mais curtos. O porta-malas tem 286 litros. 

A lista de equipamentos é interessante e desde a versão de entrada traz 7 airbags, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de alerta de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de mudança de faixa, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8', câmera de ré, acesso e partida sem chave, rodas de liga leve aro 15", volante de couro e sensores de luz e chuva. 

Falando do trem de força híbrido, ele será sempre equipado com o propulsor 1.5 litro 3-cilindros atrelado a um motor elétrico para um total de 116 cv de potência. A alimentação vem de bateria de íons de lítio que promete ser mais potente que no modelo anterior e garante velocidade máxima de 130 km/h no modo totalmente elétrico.

Novo Toyota Yaris 2020 - 2

O hatchback híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h no modo híbrido. O consumo médio é de decentes 26,3 km/l e as emissões de 85 g/km de CO2 (valores no ciclo WLTP). 

O novo Toyota Yaris 2020 híbrido já está disponível para encomendas na Espanha em quatro versões de acabamento (Business Plus, Active Tech, Style e Style Plus). O compacto pode ser adquirido na forma de pré-venda com preço inicial de 18.650 (R$ 113 mil) euros para a opção de entrada Yaris 120H Active Tech.

E no Brasil?

Com estratégias diferentes para cada região, a Toyota não pretende lançar esse Yaris mais moderno por aqui tão cedo - sua produção local demandaria altos investimentos para adoção da nova plataforma GA-B neste modelo. Os planos para o Brasil incluem uma reestilização do modelo atual (que deriva da mesma base do Etios) e uma estratégia mais focada nos SUVs, com dois lançamentos previstos para um futuro próximo. 

Fonte: hibridosyelectricos