Atualmente não há crossovers do mesmo porte e preço que o Tesla Model Y que sejam capazes de sequer chegar perto em termos de arrancada. O SUV elétrico da Tesla acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos; esse patamar de aceleração era reservado a supercarros há pouco mais de uma década e ainda hoje impressiona.
E existem outros SUVs elétricos que são aproximadamente do mesmo porte e que os compradores podem adquirir por um preço semelhante, mas nenhum atualmente corresponde ao Model Y topo de linha.
A Nissan lançou recentemente seu próprio rival para o Model Y, o Nissan Ariya, um elegante crossover coupé cuja variante mais potente tem 394 cv de potência, tração nas quatro rodas e arrancada de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
O Ariya será um forte concorrente para o Model Y e definitivamente roubará muitos compradores do Tesla, pelo menos para um test-drive antes de fechar a compra. No entanto, se os referidos compradores desejam um tempo de aceleração inferior a 4 segundos a partir de seu crossover movido a bateria, o Model Y ainda não pode ser batido.
Mas e se pudesse? A Nissan tem seu braço esportivo interno, a Nismo, que tem um histórico de tornar seus carros mais rápidos e mais focados. E se ela soprasse no Ariya a sua mágica para fazê-lo ao menos chegar perto do SUV da Tesla em termos desempenho?
Oficialmente, nenhum plano foi anunciado - o Ariya foi lançado nesta semana -, mas afirmamos que esse modelo, com mais de 500 cv de potência, poderia realmente fisgar os compradores do Model Y mais potente de forma mais rápida. Mesmo que a Nissan nunca produza esse veículo, publicamos esta projeção para mostrar como ele poderia ser. E aí, o que achou?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Nissan Ariya com 435 cv é o Nismo elétrico mais potente da história
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Nissan quer lançar Ariya no Brasil, mas não sabe quando
Veja como os elétricos e híbridos plug-in estão mudando o mercado no Brasil
Fórmula E: Nissan explora o máximo para evoluir seus carros elétricos