• Nismo é a divisão de desempenho da Nissan
  • Nissan Ariya Nismo poderia ser um rival direto para Tesla Model Y

Atualmente não há crossovers do mesmo porte e preço que o Tesla Model Y que sejam capazes de sequer chegar perto em termos de arrancada. O SUV elétrico da Tesla acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos; esse patamar de aceleração era reservado a supercarros há pouco mais de uma década e ainda hoje impressiona. 

E existem outros SUVs elétricos que são aproximadamente do mesmo porte e que os compradores podem adquirir por um preço semelhante, mas nenhum atualmente corresponde ao Model Y topo de linha.

Galeria: Novo Nissan Ariya 2021

A Nissan lançou recentemente seu próprio rival para o Model Y, o Nissan Ariya, um elegante crossover coupé cuja variante mais potente tem 394 cv de potência, tração nas quatro rodas e arrancada de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

O Ariya será um forte concorrente para o Model Y e definitivamente roubará muitos compradores do Tesla, pelo menos para um test-drive antes de fechar a compra. No entanto, se os referidos compradores desejam um tempo de aceleração inferior a 4 segundos a partir de seu crossover movido a bateria, o Model Y ainda não pode ser batido.

Mas e se pudesse? A Nissan tem seu braço esportivo interno, a Nismo, que tem um histórico de tornar seus carros mais rápidos e mais focados. E se ela soprasse no Ariya a sua mágica para fazê-lo ao menos chegar perto do SUV da Tesla em termos desempenho?

Oficialmente, nenhum plano foi anunciado - o Ariya foi lançado nesta semana -, mas afirmamos que esse modelo, com mais de 500 cv de potência, poderia realmente fisgar os compradores do Model Y mais potente de forma mais rápida. Mesmo que a Nissan nunca produza esse veículo, publicamos esta projeção para mostrar como ele poderia ser. E aí, o que achou?