Volkswagen e-Delivery: caminhão elétrico brasileiro foi adiado pra 2021
Primeiro caminhão elétrico da marca seria feito a partir deste ano
- Volkswagen e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico da marca
- Veículo foi totalmente desenvolvido no Brasil pela divisão de caminhões e ônibus
Apresentado pela primeira vez em 2017, o projeto do caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery passou por uma longa fase de testes e tinha início de produção previsto para este ano. Todavia, o cronograma estipulado pela marca sofreu atrasos por conta da pandemia de covid-19 e a fabricação terá início somente no primeiro semestre de 2021.
Totalmente desenvolvido no Brasil pela divisão de caminhões e ônibus da marca, o e-Delivery dará origem a uma linha de caminhões elétricos, todos produzidos no país em parceria com outras empresas. São caminhões destinados principalmente ao serviço de entregas urbanas, do tipo VUC.
Galeria: Volkswagen e-Delivery
Esse atraso na produção e nas primeiras entregas foi anunciado por Roberto Cortes, presidente da VWCO, durante o Seminário AutoData Megatendências do Setor Automotivo, a Revisão das Perspectivas 2020:
"A pandemia provocou um certo atraso no planejamento, de dois a três meses, mas o lançamento do e-Delivery está programado para acontecer em algum momento no primeiro semestre do ano que vem”
A Volkswagen já investiu R$ 110 milhões para produzir o caminhão elétrico na linha de produção em Resende (RJ). Este primeiro modelo terá capacidade de carga entre 9 e 11 toneladas e o primeiro cliente a utilizar os veículos será a Ambev.
O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico produzido pela WEG de 109 cv de potência e 50,1 kgfm de torque associado a uma transmissão automática. O sistema é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas pela Moura que garantem autonomia de 200 km - o tempo para recarga completa é de 3 horas (carregamento lento) ou 30% de autonomia em 15 minutos (carga rápida).
O modelo de vendas para o e-Delivery ainda está sendo estudado e será divulgado pela marca em breve. Além disso, o veículo da Volkswagen terá a companhia de com outro modelo montado no Brasil: o FNM, da renascida empresa que passará a montar seus caminhões elétricos na fábrica da Agrale no Rio Grande do Sul.
Fonte: Autodata
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian