Apresentado pela primeira vez em 2017, o projeto do caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery passou por uma longa fase de testes e tinha início de produção previsto para este ano. Todavia, o cronograma estipulado pela marca sofreu atrasos por conta da pandemia de covid-19 e a fabricação terá início somente no primeiro semestre de 2021.
Totalmente desenvolvido no Brasil pela divisão de caminhões e ônibus da marca, o e-Delivery dará origem a uma linha de caminhões elétricos, todos produzidos no país em parceria com outras empresas. São caminhões destinados principalmente ao serviço de entregas urbanas, do tipo VUC.
Esse atraso na produção e nas primeiras entregas foi anunciado por Roberto Cortes, presidente da VWCO, durante o Seminário AutoData Megatendências do Setor Automotivo, a Revisão das Perspectivas 2020:
"A pandemia provocou um certo atraso no planejamento, de dois a três meses, mas o lançamento do e-Delivery está programado para acontecer em algum momento no primeiro semestre do ano que vem”
A Volkswagen já investiu R$ 110 milhões para produzir o caminhão elétrico na linha de produção em Resende (RJ). Este primeiro modelo terá capacidade de carga entre 9 e 11 toneladas e o primeiro cliente a utilizar os veículos será a Ambev.
O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico produzido pela WEG de 109 cv de potência e 50,1 kgfm de torque associado a uma transmissão automática. O sistema é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas pela Moura que garantem autonomia de 200 km - o tempo para recarga completa é de 3 horas (carregamento lento) ou 30% de autonomia em 15 minutos (carga rápida).
O modelo de vendas para o e-Delivery ainda está sendo estudado e será divulgado pela marca em breve. Além disso, o veículo da Volkswagen terá a companhia de com outro modelo montado no Brasil: o FNM, da renascida empresa que passará a montar seus caminhões elétricos na fábrica da Agrale no Rio Grande do Sul.
Fonte: Autodata
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos