Parceria com a Divisão de Caminhões e Ônibus irá desenvolver um sistema inteligente de recarga para frotas elétricas

  • Parceria entre as empresas irá criar um laboratório de Mobilidade elétrica
  • Objetivo é desenvolver sistemas inteligentes de recarga de veículos elétricos

Com o objetivo de expandir a infraestrutura e criar melhores condições para a expansão dos veículos elétricos no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a CPFL Energia, fecharam uma parceria para impulsionar a mobilidade elétrica no país. Juntas, as empresas trabalharão em projeto de pesquisa e desenvolvimento, no âmbito do Programa de P&D da ANEEL.

A parceria vai montar um laboratório de Mobilidade Elétrica em Indaiatuba (SP), região onde a CPFL tem uma de suas sedes operacionais. Lá, será desenvolvido um projeto piloto que objetiva contemplar a eletrificação de 100% da frota de veículos operacionais e desenvolvimento de sistema inteligente de recarga para os veículos.

Galeria: Volkswagen e-Delivery

"A eletromobilidade é um dos pilares do Grupo TRATON, do qual faz parte a VW Caminhões e Ônibus. Por isso somamos forças para tornar viável a produção e aplicação dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil", afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Renato Povia, diretor de Estratégia e Inovação da CPFL, lembra que a empresa encerrou em 2018 o projeto "Emotive" que ao longo de cinco anos propôs um modelo de negócio para a infraestrutura de postos de recarga para o cliente, o que viabilizaria a expansão do número de eletropostos (EP) pelo país e estimularia o aumento de usuários de veículos elétricos (VE).

"Até 2024 a empresa tem planos de investir mais de R$ 96 milhões em projetos para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento fomentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e o projeto de Indaiatuba em parceria com a VW Caminhões e Ônibus faz parte desta iniciativa", conclui Povia.

A VWCO irá fornecer os caminhões elétricos e-Delivery que serão utilizados nesse projeto e também será responsável pelos serviços de engenharia. Além da CPFL, o projeto conta com a participação do SENAI CIMATEC: desenvolvimento e aplicação de carrocerias considerando os implementos 100% elétricos para os veículos e GESEL/UFRJ: braço acadêmico do projeto, que irá realizar estudos sobre impactos ambientais, regulação e incentivos, experiência do usuário, entre outros.