• Carros elétricos e híbridos mais que dobraram a participação de mercado na Europa
  • Renault Zoe foi o carro mais vendido entre todos os eletrificados (elétricos e híbridos)

A eletrificação dos automóveis de passageiros na Europa acelerou em junho, de acordo com o último relatório da consultoria JATO Dynamics. O mercado automotivo como um todo teve queda de 24% em relação ao ano anterior, para um total de 1,13 milhão.

Os dados mostram que em junho 16,2% dos registros de veículos novos de passageiros eram os chamados xEVs (elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos convencionais), contra apenas 7% no mesmo período em 2019.

Galeria: Renault Zoe 2020

O crescimento do grupo de eletrificados em relação ao ano anterior é impressionante: 65% de aumento - 111.300 para 183.000, enquanto os plug-ins (elétricos e híbridos plug-in) foram ainda mais longe: aumento de 95%.

external_image

Em breve, o segmento de veículos eletrificados devem ficar muito próximos dos carros a diesel, embora, como podemos ver, os carros a gasolina estejam perdendo participação de mercado de forma mais rápida que os modelos a diesel. 

"A pandemia global acelerou a adoção de carros elétricos, híbridos e plug-in na Europa, com veículos a diesel e gasolina perdendo força como resultado. Junho não foi exceção a essa tendência. Enquanto os registros de gasolina e diesel caíram 32% e 31%, respectivamente, em relação a junho de 2019, o volume de novos eletrificados registrados subiu de 111.300 unidades em junho de 2019 para 183.300 unidades no mês passado, um aumento de 65%, ou seja, a participação de mercado dos VEs foi de 16,2%, o que diminui a diferença para menos de oito pontos percentuais em comparação com a participação de mercado de carros a diesel. Para cada elétrico registrado, em junho de 2019, havia 1,7 carro a diesel registrado - uma proporção de 4,1 para 1."

Nos primeiros seis meses de 2020, quase 800.000 veículos eletrificados foram registrados na Europa.

Vendas de carros plug-in na Europa - junho de 2020

É interessante ver que o Renault Zoe, sendo totalmente elétrico, também superou os híbridos e híbridos plug-in como o mais vendido entre todos os eletrificados. A tendência é que em breve teremos mais veículos elétricos puros entre os xEVs mais vendidos e, em seguida, no ranking geral.

external_image