• Hyundai promove maratona de autonomia em circuito fechado
  • Todos os Hyundai Kona que participaram do teste superaram os 1.000 km com uma carga

A Hyundai é o primeiro fabricante do mundo a realizar um teste de autonomia extremo para ver até onde seus carros elétricos podem viajar com uma única carga. E o carro testado aqui é o Kona Electric, cujo pacote de bateria de 64 kWh permite que ele percorra até 484 km com base no ciclo de teste WLTP ou 415 km de acordo com o padrão EPA.

No entanto, mesmo que esses números não sejam os mais fáceis de comparar na condução diária (especialmente a classificação WLTP mais otimista), a Hyundai pegou três exemplares do Kona Electric e fez os motoristas darem voltas em um circuito na Alemanha anteriormente conhecido como Lausitzring, agora chamado EuroSpeedway Lausitz, até as baterias esgotarem. 

Galeria: Hyundai Kona Electric - recorde de autonomia

Esta pista tem um tri-oval de 3,2 km (semelhante ao Pocono Raceway na Pensilvânia) e é aqui que os carros foram testados. Ao todo foram três dias e vários motoristas por carro para finalmente esvaziar completamente as baterias e, àquela altura, todas haviam ultrapassado a marca de 1.000 km.

Seus números exatos de autonomia foram 1.018 km, 1.024 km e 1.026 km, com valores de consumo de energia de 6,28 kWh/100 km, 6,25 kWh/100 km e 6,24 kWh/100 km, muito inferior ao homologado WLTP de 14,7 kWh / 100 km.

Galeria: Hyundai Kona EV 2019 - teste