• Volkswagen ID.4 começa a ser produzido em série na fábrica de Zwickau
  • SUV elétrico será apresentado de forma oficial em setembro 

Poucos dias após a chegada às lojas do ID.3, a Volkswagen anuncia de forma oficial o início da produção em série do ID.4 na fábrica de Zwickau, na Alemanha. Estratégico, o segundo modelo da família de carros elétricos da marca alemã será um modelo global, inclusive com promessa de chegar ao Brasil mais adiante.  

Com estreia mundial marcada para o final de setembro, o SUV elétrico da Volkswagen tem como meta ajudar a marca a se tornar líder global em termos de mobilidade elétrica, o que não é uma tarefa fácil. Em comunicado, o CEO da VW, Ralf Brandstätter, disse:

"Com o ID.4, a Volkswagen está adicionando um veículo totalmente elétrico à sua oferta na classe de SUVs compactos, o segmento de maior crescimento do mundo." 

"Seguindo o ID.3, este já é o segundo modelo baseado na matriz de acionamento elétrico modular (MEB). Daqui para frente, o carro será fabricado e vendido na Europa, na China e, posteriormente, também nos EUA. É assim que estamos expandindo a plataforma MEB globalmente e estabelecendo as bases econômicas para o sucesso de nosso ID. família."

Galeria: Volkswagen ID.4 GTX - Flagra

Dado o esforço do Grupo alemão nesta missão, em que pese alguns problemas na fase final do ID.3, o futuro realmente parece promissor. Para isso, o Grupo VW investirá cerca de 33 mil milhões de euros até 2024, dos quais 11 mil milhões de euros foram destinados à Volkswagen. A marca espera produzir nada menos que 1,5 milhão de carros elétricos em 2025.

De acordo com a programação da Volkswagen, que investiu 1,2 bilhão de euros na fábrica de Zwickau para a mobilidade elétrica, em 2021, quando tiver completado um ano de produção, cerca de 300.000 veículos elétricos terão deixado as linhas de montagem da unidade alemã. Dessa forma, o local se transformará na maior fábrica de elétricos da Europa.

Assim como o ID.3, o ID.4 é baseado na arquitetura modular (MEB) da Volkswagen. Se destaca pelo baixo coeficiente de arrasto de 0,28, amplo espaço interno e autonomia de mais de 500 quilômetros (WLTP) com uma única carga. Inicialmente, o SUV elétrico será lançado com tração traseira, sendo que a tração nas quatro rodas virá num segundo momento.

Especificações técnicas:

  • Potência máxima: de 110 kW (150 cv) a 140 kW (190 cv)
  • Torque máximo: de 31,6 kgfm
  • Autonomia: de 330 km a 500 km
  • Capacidade da bateria: de 45 kWh a 77 kWh
  • Potência de carregamento DC: de 50 a 125 kW
  • Potência de carregamento em CA: de 7,2 a 11 kW
  • Preço: a partir de cerca de 35.000 euros
  • Marketing: 2021