Tesla Model Y nasceu com grandes expectativas em seus ombros. Deveria ter apresentado um revolucionário sistema de cabeamento e peças fundidas maciças. Embora tivesse as peças fundidas, o chicote de fiação padrão desapontou o especialista Sandy Munro quando ele conheceu o carro. Mas isso pode mudar em breve: no local da construção da Gigafactory Berlin, Elon Musk prometeu que o Model Y feito ali seria "um redesenho radical da tecnologia central de construção de um carro".

"Quando eu fizer o Battery Day no final de setembro, falarei sobre o que estamos fazendo aqui em Berlim. Mas será a primeira vez que haverá uma transformação do projeto estrutural central do veículo. É uma coisa grandiosa: manufatura, engenharia e design também."

Galeria: Tesla Model Y 2020

Musk também fala na entrevista sobre por que a construção está indo tão rápido (para acelerar as mudanças ambientais), como está indo rapidamente (com técnicas de pré-fabricação) e como a Giga Berlin estará bem localizada. Ainda assim, esta parte referente ao Model Y é a mais relevante. E também a que levanta mais dúvidas.

A fábrica de Fremont já tem a maior máquina de fundição de alumínio do mundo, que deveria fornecer a peça única que substituirá as duas atuais que o SUV elétrico utiliza. Nesse sentido, Fremont poderia apresentar a revolução de que fala Musk antes de terminar a Giga Berlin. Por que esperar a fábrica alemã ficar pronta?

Mais do que isso, se o Model Y alemão for tão diferente do Model Y produzido nos Estados Unidos e em Xangai, quanto tempo essas outras fábricas levarão para fazer a nova versão do carro?

Para os primeiros proprietários que já possuem um Model Y, eles terão um carro que não estará desatualizado em termos de especificações, mas em sua construção como um todo. Mas será que as pessoas vão querer continuar comprando esses veículos ou vão preferir esperar por essa revolução na "construção de um carro"? 

Se apostássemos no que esse novo Model Y terá, nosso dinheiro estaria no chicote elétrico que ainda está para ser visto, mais do que nos fundidos, mas estar tão perto do Battery Day da Tesla não nos permite fazer muitas suposições. Vamos esperar que Musk revele seus segredos.

O vídeo ao fim da matéria (legendas em inglês) aparentemente mostra toda a coletiva de imprensa improvisada em que Musk disse isso, mas colocamos no exato momento em que ele menciona o quão revolucionário será o Model Y alemão.

Fonte: Tobias Lindh via Cameron Scott