Nesta quarta-feira (9), Dia Mundial do Carro Elétrico, a Nissan divulgou um comunicado comemorando a produção de 500.000 unidades do Leaf, o primeiro carro 100% elétrico do mercado de massa do mundo e que está prestes a celebrar o seu 10º aniversário.

O marco de produção foi alcançado na fábrica da Nissan em Sunderland, Inglaterra, quase uma década após o primeiro modelo ter sido colocado à venda. Nesta fábrica já foram montadas mais de 175 mil unidades do Leaf, desde o início da produção em 2013.

Galeria: Nissan LEAF na linha de produção no Reino Unido

Lançado como um carro inovador, o Nissan Leaf já ganhou diversos prêmios, entre eles:

  • Carro do ano em 2011 na Europa
  • Carro Mundial do Ano em 2011
  • Carro do Ano no Japão em 2011 e 2012

O 500.000º Leaf foi entregue a proprietária Maria Jansen, na Noruega. "Meu marido e eu decidimos comprar um Nissan Leaf em 2018 e adoramos", disse Jansen. "Estamos muito entusiasmados por nos tornarmos os orgulhosos proprietários dessa unidade histórica do Nissan Leaf. Este carro realmente atende às nossas necessidades com ampla autonomia e tecnologias aprimoradas."

Entre os equipamentos disponíveis para o Leaf, estão o ProPILOT, um sistema "hands-on, eyes-on" que permite que o carro pare, reinicie e permaneça centrado em uma faixa, e a tecnologia e-Pedal para acelerar e frear o veículo com apenas um pedal.

Lançado no Brasil há pouco mais de um ano, o Nissan Leaf tem preço atual de R$ 209.990 e está equipado com um motor elétrico de 149 cv e uma bateria que garante autonomia de 240 km (WLTP) com uma única carga (389 km pelo ciclo NEDC).