Modernização da fábrica foi concluída em 6 semanas e produção do sedã elétrico começa em 2021.

Poucas semanas após o anúncio de que a fábrica da BMW em Munique, Alemanha, passaria por um processo de modernização, a marca bávara divulga que a tarefa foi concluída com sucesso. Agora, a fábrica está adaptada para a produção de veículos elétricos ao lado dos modelos híbridos e a combustão. O primeiro modelo de zero emissões a sair da unidade será o sedã elétrico BMW i4. 

Foram seis semanas de trabalho para a conversão da fábrica. De acordo com a montadora premium alemã: "está tudo pronto para o início da produção do BMW i4 totalmente elétrico". O sedã elétrico tem início de produção programado somente para 2021. 

Galeria: BMW Concept i4 2020

“Concluímos com sucesso a ampla reestruturação e conversão da planta, dentro do cronograma e sem complicações”, afirma o diretor da fábrica, Robert Engelhorn. No local, uma nova era está para começar: “Nossa fábrica agora pode produzir o BMW i4 totalmente elétrico na mesma linha de produção dos veículos movidos a diesel, gasolina e híbridos”, acrescentou Engelhorn. 

Todo o desenvolvimento e conversão da fábrica representaram um investimento de cerca de 200 milhões de euros. Aproximadamente 700 milhões de euros já haviam sido investidos entre 2015 e 2018 para novas instalações de pintura e ampliação da área para a produção do BMW Série 3. 

A BMW destaca que esta foi a reestruturação da linha de montagem mais ampla que a fábrica de Munique já teve desde que começou a operar, em 1922. Segundo a marca, combinar todos os processos de produção em um espaço confinado foi bastante desafiador, mas pelo menos agora a empresa cumpriu seu objetivo de ser capaz de produzir com flexibilidade modelos com qualquer trem de força (térmico, híbrido e elétrico) de acordo com a oscilação da demanda. 

O comunicado à imprensa revela que a bateria do BMW i4 pesará cerca de 550 kg. Ainda não sabemos qual será a sua capacidade, mas a autonomia deve ser superior a 600 km pelo padrão WLTP.

Galeria: BMW i4 - Flagras