Revelado há dois meses, o novo BMW iX3 já está disponível em pré-vendas na China, o primeiro destino do SUV elétrico da marca bávara. Com preços entre 470.000 e 510.000 yuans, algo entre 365.000 e 397.000 reais numa conversão direta, o utilitário zero emissões começará a ser entregue ainda neste ano aos compradores locais. 

Produzido na fábrica da BMW-Brilliance em Shenyang, China, o novo BMW iX3 é impulsionado por um único motor elétrico e uma bateria de 74 kW (80 kW de capacidade nominal). O sistema produz 286 cv e 40,6 kgfm de torque e tem autonomia estimada em 460 km pelo ciclo WLTP. Este conjunto permite ao SUV elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).

Galeria: BMW iX3 - China

Trata-se do primeiro modelo da marca a utilizar o sistema BMW eDrive, constituído por um motor elétrico completamente novo, bem como o conjunto de componentes eletrônicos, unidade de carregamento e bateria de alta densidade. Essa tecnologia estará presente nos futuros modelos elétricos da marca, incluindo o iNext e BMW i4. Além disso, o iX3 estréia do sistema de carregamento de 400 volts, com capacidade de até 150 kW. Isso permite uma recarga de 0% de 80% da capacidade em aproximadamente 34 minutos. 

Os clientes chineses podem fazer a reserva do veículo elétrico por meio de um depósito de 1.314 yuans (R$ 1.020) que pode ser feito diretamente na rede de revendas da BMW ou pelos canais digitais, como a plataforma online Tmall Mall. Quem fizer a reserva poderá optar ainda por dois pacotes adicionais, um para a escolha de um provedor de serviços de recarga, que permitirá o carregamento gratuito durante um ano e outro para um plano de manutenção gratuita por 6 anos, ou 120.000 km (o que ocorrer primeiro). 

Maior mercado de veículos elétricos do mundo, a China vê cada vez a mais a presença de modelos da norte-americana Tesla. Uma concorrência que não pode ser ignorada pelo trio de marcas premium alemãs: BMW, Audi e Mercedes, embora no caso específico do BMW iX3, os principais rivais serão o Mercedes-Benz EQC e o Audi e-tron, também com produção local. 

Fonte: AutoHome