Em uma live realizada na manhã desta quarta-feira (21), a EDP Smart, divisão da EDP Brasil, em parceria com a Audi, Porsche e Volkswagen, anunciou o lançamento do primeiro carregador ultrarrápido público para veículos elétricos do Brasil. O eletroposto faz parte do que se tornará a maior rede de carregamento da América do Sul.

Parte do projeto Plug&Go, aprovado pela Anatel em 2019 e implantada pelo consórcio que inclui a EDP Smart, Volkswagen, Audi, Porsche, Siemens, ABB, entre outras empresas, esta primeira estação de carregamento ultrarrápida fica localizada no Shopping SerraMar, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.

estacao recarga brasil

Quando concluída, a rede abrigará 30 estações de carregamento que estarão localizadas nas rodovias que ligam São Paulo (SP) a Brasília (DF), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), portanto, incluindo as rodovias Anhanguera, Régis Bittencourt e Fernão Dias.   

estacao recarga brasil2

Fruto de um investimento de R$ 32,9 milhões, essa rede terá cerca de 2.500 km e será a maior da América do Sul e uma das maiores do mundo em extensão, beneficiando parte da região Centro-Sul do país. O cronograma de implantação envolve diversas etapas com previsão de conclusão em 3 anos e a entrega dos primeiros eletropostos ainda em 2020.

Serão 30 estações de recarga, sendo uma ultrarrápida de 350 kW (localizada em Caraguatatuba) e outras 29 com 150 kW, que podem recarregar simultaneamente 3 veículos, sendo compatíveis com os padrões de carregadores disponíveis no mercado, tanto para os puramente elétricos como para os híbridos plug-in (recarregáveis). 

Por enquanto o serviço é gratuito e pode ser utilizado por veículo de qualquer marca. Embora o projeto da Anatel tenha previsão de cobrança pelo uso de energia, ainda não foi definido um modelo para que isso ocorra, ao menos nesse primeiro momento. 

Galeria: Avaliação: Porsche Taycan 4S