A confiança nas startups de veículos elétricos parece crescer a cada dia, ainda que muitos desses projetos ainda não estejam finalizados para estrearem no mercado. Nessa semana, a norte-americana Fisker anunciou que a empresa dinamarquesa Viggo fez um pedido de 300 exemplares do SUV elétrico Fisker Ocean.

Trata-se do maior pedido individual para o Ocean até agora, segundo a empresa, embora não saibamos os detalhes, se é um pedido ou apenas uma reserva com intenção de compra. Uma curiosidade é o fato de uma empresa jovem como a Viggo, que atualmente conta com uma frota de apenas 55 veículos (100 prometidos até o final de 2020), estar encomendando 300 elétricos da Fisker que ainda não tem o seu veículo pronto. 

Galeria: Fisker Ocean (2020)

De qualquer forma, os carros deverão entrar na frota da Dinamarca / Noruega no quarto trimestre de 2022, que coincide com a data de lançamento do Fisker Ocean.

"Desde a fundação, a Viggo construiu uma rede de mais de 55 (100 projetados até o final do ano) carros elétricos e concluiu mais de 100.000 viagens. A empresa se expandirá para a Noruega em 2021 e os 300 utilitários esportivos de luxo totalmente elétricos Fisker Ocean, a serem entregues no quarto trimestre de 2022, será uma parte importante de sua expansão na Escandinávia. O foco da Viggo está nos usuários de negócios e trouxe muitas grandes empresas multinacionais para sua base de clientes/usuários."

Fisker Ocean 2021

O Fisker Ocean EV é um SUV elétrico que se destaca pelo visual futurista e pelo conjunto de propulsão que promete alto desempenho e eficiência. A configuração padrão de tração nas quatro rodas terá mais de 225 kWh (300 cv) de potência. Também haverá uma versão de alto desempenho que acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. 

O preço estimado para o mercado norte-americano é de US$ 37.499 (R$ 210.600) com uma modalidade de assinatura semelhante ao programa Care by Volvo. Entre os principais rivais estarão o recém-lançado Ford Mustang Mach-E e o Tesla Model Y. O crossover elétrico Fisker Ocean será produzido pela Magna International na Europa (na Áustria, acreditamos).

Galeria: Fisker Ocean Force E