Depois de vender mais de 1,8 milhões de híbridos ao redor do mundo, sendo 450.000 deles na Europa, a Lexus está lançando em alguns mercados europeus seu primeiro modelo totalmente elétrico, o Lexus UX 300e (lançado pela primeira vez na China no início deste ano).

De acordo com as especificações finais, a autonomia WLTP do UX 300e é de 305 a 315 km dependendo da versão, usando uma bateria de 54,3 kWh. Uma das coisas mais interessantes é que esta bateria refrigerada a ar é coberta por uma garantia de 10 anos ou 1.000.000 km, incluindo perda de capacidade de recarga abaixo de 70%.

Galeria: Lexus UX 300e 2020

Para facilitar a vida do motorista, a Lexus se associou à Digital Charging Solutions (DCS) para oferecer acesso a várias redes de carregamento, usando uma única conta. A 'Lexus Charging Network' está atualmente disponível na França, Alemanha, Itália, Noruega, Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido com um total de 85.000 pontos de carregamento (que será expandido para 160.000).

Os primeiros seis meses do serviço são gratuitos; depois, no Reino Unido, o custo é de £ 4,95 por mês (R$ 36,30). As taxas de cobrança dependem da estação de recarga específico. Já o preço varia de acordo com o país europeu, mas fica na faixa equivalente a US$ 44.800 (R$ 257.800). 

 Especificações do Lexus UX 300e:

  • autonomia: 305-315 km de alcance WLTP; 400 km de alcance NEDC
  • Bateria de 54,3 kWh (288 células de íon-lítio);
    Garantia da bateria refrigerada a ar na Europa de 10 anos (ou 1 milhão de km), incluindo 70% da capacidade da bateria
  • 0-100 km/h em 7,5 segundos
  • velocidade máxima de 160 km/h
  • tração dianteira
  • Motor elétrico 150 kW (204 cv) e 30,6 kgfm
  • Carregador de bordo de 6,6 kW
  • Carregamento rápido DC (CHAdeMO) em até 50 kW em cerca de 52 minutos