Disposta a brigar pela liderança das vendas de carros elétricos, a Volkswagen tem um cronograma que prevê o lançamento de nove veículos totalmente elétricos até 2025, incluindo os recém-lançados ID.3 e ID.4. O documento vazado durante a conferência de resultados da marca contempla principalmente os segmentos B e C (carros compactos e médios) e vai agradar em cheio quem tem preferência pelos SUVs e crossovers.

De acordo com o plano, o próximo lançamento da marca será um crossover elétrico compacto com tração dianteira, previsto para 2021. No ano que vem, também acontecerá a estreia da variante esportiva do ID.4, que pode ser chamada ID.4X ou ID.5. 

Em 2022, será a vez da aguardada versão de produção do ID. Buzz, a futura 'Kombi elétrica', que pode se chamar ID.7 e que de acordo com o CEO da Volkswagen na América do Sul, Pablo Di Si, está cotada para vir ao Brasil - modelo terá versão comercial e de passageiros. No mesmo ano, também está previsto o lançamento da versão final do modelo baseado no conceito ID. Roomz, um SUV de sete lugares.

Ainda de acordo com o plano, 2023 verá o lançamento de dois veículos elétricos de dois volumes, um com foco na longa autonomia e outro apostando no amplo espaço interno, o que acreditamos ser os modelos baseados no conceito Space Vizzion, um sedã e uma perua. Ainda nesse ano chegará ao mercado um SUV elétrico compacto, uma alternativa de emissão zero com porte semelhante ao do Volkswagen T-Cross

Carro elétrico de entrada

Deixado para o final deste cronograma que termina em 2025, o carro elétrico de entrada da marca está sendo chamado de ID.1 e provavelmente terá uma variante crossover. Essa demora se deve ao fato da Volkswagen estar trabalhando no desenvolvimento de uma versão adaptada da plataforma MEB e também buscando uma alternativa de baterias mais em conta para que o compacto seja competitivo: o objetivo é que o preço fique abaixo dos 20.000 euros. 

Fonte: alVolante

Galeria: Volkswagen ID. Space Vizzion Concept