A Volkswagen colocou lado a lado seu novo carro elétrico e o consagrado esportivo GTi. Quem leva a melhor?

Volkswagen ID.3 recebe o bastão do Golf em mais de um aspecto. Não porque irá substitui-lo, visto que os dois modelos irão conviver lado a lado por algum tempo, mas porque o primeiro representa a passagem para uma nova era (daí também o 3 no nome) após o segundo encerrar o primeiro capítulo, o do Fusca.

Os dois hatchbacks são semelhantes em tamanho e preço, mas um é apenas elétrico e o outro está disponível com todas as fontes de alimentação, exceto 100% elétrico. Mas qual é o mais forte? Muitos perguntam. Curiosamente, a resposta vem diretamente da Volkswagen, que em um vídeo oficial fez uma prova de arrancada entre um ID.3 e um Golf GTi.

As vantagens do elétrico

É fato que os carros movidos a bateria aproveitam todas as vantagens de um torque entregue ao máximo e instantaneamente (e neste caso específico pelas rodas traseiras) ao acelerar. O ID.3, aliás, em sua versão "normal" - porque no futuro também poderia haver uma variante GTX - tem 204 CV de potência.

O Golf GTi, o último de uma gloriosa linhagem de compactos apimentados nascida em 1976, tem uma potência superior, igual a 245 cv, mas para descarregá-la no solo tem que lidar com uma inércia maior e esperar que o motor atinja as rotações ideais.

  VW ID.3 VW Golf GTi
Potência máxima 204 cv 245 cv
Torque máximo 31,6 kgfm 37,7 kgfm
0-100 km/h 7"3 6"2
Preço 38.900 euros (R$ 258.000) 41.450 euros (R$ 275.000)

No vídeo divulgado pela Volkswagen, os dois carros arrancam ao mesmo tempo, após uma primeira fase em que o ID.3 parece ganhar alguns metros à frente, então o Golf aproveita a cavalaria maior e recupera terreno para fechar por pouco.

Afinal, pelo menos no que diz respeito às acelerações em reta, os carros têm desempenhos muito semelhantes, com um 0-100 km/h coberto em 7"3 pelo elétrico e em 6"2 pelo Golf, que graças a isto recupera o espaço perdido nos primeiros metros. Mas não o bastante para bater carro o elétrico, que sai vencedor, ainda que por um fio.

Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir