A Hyundai acaba de lançar o novo Tucson 2022 nos Estados Unidos. A versão mais recente do SUV mais vendido da marca coreana estará disponível com propulsão a combustão, híbrida e pela primeira vez híbrida plug-in (a partir de meados de 2021). 

As versões convencionais chegarão ao mercado no segundo trimestre de 2021, enquanto o híbrido plug-in estará à venda somente no segundo semestre do ano que vem com uma bateria de 13,8 kWh e economia de combustível estimada em mais de 70 MPGe, o equivalente a 29,7 km/l. A autonomia no modo totalmente elétrico deve ser de cerca de 45 km.

Galeria: Novo Hyundai Tucson 2022

O Tucson PHEV (e híbrido convencional) terá tração nas quatro rodas de série, embora o motor elétrico tenha apenas potência de apenas 66,9 kW (91 cv):

"Pela primeira vez em um SUV Hyundai, os modelos híbridos e híbridos plug-in também oferecerão capacidade HTRAC® AWD padrão para atender às necessidades de compradores com foco ecológico com modos especializados para maior adaptabilidade às condições de terreno e clima, incluindo o modo Neve.

Os mais recentes sistemas de tração nas quatro rodas HTRAC® da Hyundai para o híbrido e o híbrido plug-in foram ajustados em campos de testes off-road em todo o mundo para maximizar a capacidade de tração dianteira em uma ampla variedade de superfícies. Ambos os trens de força híbridos também utilizam um Dispositivo Elétrico Montado na Transmissão (TMED) exclusivo, que ajuda a gerenciar o desempenho aprimorado necessário para os aplicativos SUV híbridos."

Tudo isso será o bastante para competir com rivais como o Toyota RAV4 Prime e Ford Escape PHEV? Ou talvez o mercado seja grande o suficiente para nem mesmo se preocupar com os concorrentes (especialmente se eles continuarem com os atrasos ou limitando a disponibilidade)?

2022 Hyundai Tucson Exterior
2022 Hyundai Tucson Exterior

O Hyundai Tucson 2022 (por enquanto mostrado apenas na versão convencional) tem um visual completamente novo. O tempo dirá se as pessoas gostam ou não, mas com certeza é algo totalmente novo.

No interior, podemos encontrar "uma tela full-touch de 10,25 polegadas isenta de botões rígidos, um quadro de instrumentos digital sem cobertura e ventilação multi-ar, um sistema de ajuste de temperatura que fornece fluxo de ar difuso para os passageiros da frente" .

2022 Hyundai Tucson Interior

Uma mudança importante é também a opção da versão maior para os EUA. O SUV mede 4,630 m de comprimento e possui 2,755 m de distância entre-eixos, o que se traduz em amplo espaço para os passageiros e um porta-malas espaçoso, com 170 litros a mais de capacidade em relação ao modelo padrão.

2022 Hyundai Tucson Interior
2022 Hyundai Tucson Interior

Especificações do Hyundai Tucson PHEV:

  • estimados 45 km de autonomia totalmente elétrica,
    economia de combustível estimada de mais de 70 MPGe (29,7 km/l)
  • Sistema de bateria 360 V de 13,8 kWh, saída de bateria 88 kW
  • tração nas quatro rodas
  • potência do sistema: 264 cv (estimado)
    1.6 litros turboalimentado, motor a gasolina de injeção direta (182 cv / 26,9 kgfm) com uma transmissão automática de seis velocidades, motor elétrico de 66,9 kW (91 cv) / 30,9 kgfm
  • Carregador de bordo de 7,2 kW (menos de duas horas para recarregar o sistema)
  • Capacidade de reboque (com freios do trailer): 907 kg
    Capacidade de reboque (sem freios do trailer): 748 kg

O novo Hyundai Tucson começará a ser vendido no final do ano na Europa e na Coreia do Sul. A estreia no Brasil deve demorar um pouco mais, ficando para o segundo semestre do ano que vem - ainda não se sabe se virá importado ou produzido localmente pela CAOA-Hyundai na fábrica de Anápolis (GO).