O mundo enlouqueceu? Uma minivan Porsche? Antes que os puristas fiquem zangados com a ideia de um veículo comercial com o brasão da Porsche, o Vision Renndienst é apenas um caso isolado. Na verdade, nem mesmo é um carro real em si, pois é apenas um modelo em escala 1:1 criado em 2018 para explorar o conceito revolucionário de uma minivan Porsche.

É um dos 15 designs criados pela marca alemã entre 2005 e 2019 que agora estão sendo revelados em um novo livro apropriadamente chamado "Porsche Unseen". A equipe de design imaginou a minivan com um exterior inspirado em um ônibus espacial "com proporções emocionantes". Eles usaram a mais recente linguagem de design da empresa, adaptada para um formato de MPV e um trem de força de emissão zero.  

Galeria: Porsche Vision Renndienst

Os sistemas e componentes elétricos foram todos instalados na parte inferior da carroceria para maximizar o espaço interno. Infelizmente isso não é revelado nas imagens, mas a cabine é considerada grande o suficiente para acomodar até seis pessoas. Como sugerido anteriormente no teaser, há um assento do motorista central com dois passageiros de cada lado em um layout 'tipo McLaren F1', mas com mais três assentos na parte traseira.

Mesmo se você não for um grande fã de minivans, você tem que admitir que o Vision Renndienst parece muito legal com sua carroceria chique e a linha do teto levemente inclinada. As luzes minimalistas na frente e na traseira dão uma vibe futurista, muito parecida com as câmeras laterais minúsculas e saliências curtas. Há até um spoiler de teto na parte traseira, onde a porta traseira traz a inscrição “Sport Tourer”.

Ele está sendo mostrado ao lado de um antigo VW T1 (a primeira geração da Kombi) com a marca Porsche Rennsport ("Racing"), já que o modelo em escala é apelidado de Renndienst ("Serviço de pista"). A Porsche deve ter imaginado o conceito como um veículo de apoio para um hipotético carro de corrida, em vez de servir como uma minivan simples para transportar as crianças para o treino de futebol.

Com o risco de dizer o que o óbvio, o Porsche Vision Renndienst não entrará em produção tão cedo. Acho que você terá que se contentar com uma versão de produção do ID. Buzz da Volkswagen, a aguardada Kombi elétrica, que deve chegar ao mercado 2022 e posteriormente virá ao Brasil.