Com estreia aguardada para abril de 2021, a nova geração do Kia Sportage reserva mais uma novidade. O SUV que é um sucesso da marca, chegando a ser o carro importado mais vendido no Brasil durante um período, terá pela primeira vez uma versão 100% elétrica que deverá ser chamada de e-Sportage

De acordo com o site espanhol FCE, a versão de zero emissão será apresentada no segundo trimestre do ano que vem e chegará ao mercado até o fim de 2021. Será um modelo importante dentro da estratégia de eletrificação da Kia e se posicionará como uma alternativa mais convencional ao 'primo' Hyundai Ioniq 5, que também chega no ano que vem com estilo mais arrojado.  

Galeria: KIA Sportage 1.6 híbrido leve

Como já foi relatado, o novo Kia Sportage de quinta geração será lançado em versões a gasolina, diesel, híbrida leve, híbrida (convencional) e híbrida plug-in (recarregável) e naturalmente, o referido 100% elétrico. 

No caso do modelo híbrido plug-in, o conjunto será formado pelo motor 1.6 turbo associado ao motor elétrico de 60 cv (44,2 kW), além de um bateria de íon-lítio de 1,49 kWh. A potência combinada será de 230 cv e o torque de 35,7 kgfm. A transmissão será automática de 6 marchas, com opção de tração integral - a versão elétrica ainda teve os dados divulgados. 

Galeria: Kia Futuron concept

Posicionado acima do e-Niro dentro do portfólio da marca coreana, o novo e-Sportage será vendido juntamente com outro modelo elétrico 'puro' da empresa. Estamos falando do modelo de produção baseado nos estudos Image e Futuron, que será construído na plataforma modular elétrica E-GMP e terá porte similar ao Sportage. No entanto, ele será mais tecnológico, com estilo mais moderno e também mais caro. 

O fato da Kia lançar dois SUVs elétricos (um derivado e um 'puro') do mesmo porte, mostra que a marca coreana realmente está empenhada em sua estratégia de eletrificação, que promete até 2026 colocar no mercado um total de 11 modelos 100% elétricos.

Fonte: FCE

Galeria: Kia Imagine Concept

Foto de: Mark Kane