A Hyundai divulgou a primeira imagem oficial do novo Tucson híbrido plug-in e confirmou que o modelo destinado ao mercado europeu estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2021 (em comparação com meados do ano que vem nos EUA), e liberou mais alguns detalhes do SUV PHEV. 

As especificações técnicas parecem basicamente as mesmas, incluindo uma bateria de 13,8 kWh e um motor elétrico de 66,9 kW associado a um propulsor 1,6 litro e uma transmissão automática de seis velocidades. A montadora coreana espera que esta configuração ofereça até 50 km de autonomia pelo ciclo WLTP no modo totalmente elétrico - em comparação com o resultado esperado da EPA, a agência ambiental norte-americana, de 45 km.

Hyundai Tucson PHEV

Será muito interessante ver como será o desempenho em vendas do Tucson PHEV. O volume pode ser substancial, já que estamos falando do SUV mais vendido da Hyundai. E com a chegada da linha 2021 haverá várias opções: híbrido leve a gasolina e diesel, híbrido e híbrido plug-in. Espera-se que a disponibilidade inicial seja maior que a do Toyota RAV4 Prime e do Ford Escape PHEV.

No entanto, a estreia do novo Tucson (inclusive na versão híbrida) no Brasil deve demorar um pouco mais, ficando, no mínimo, para o segundo semestre do ano que vem - ainda não se sabe se virá importado ou produzido localmente pela CAOA-Hyundai na fábrica de Anápolis (GO). 

Hyundai Tucson PHEV - especificações:

  • 50 km de autonomia no modo totalmente elétrico WLTP (estimado)
    45 km de autonomia no modo totalmente elétrico EPA (estimado)
    consumo de combustível estimado de mais de 70 MPGe (29,7 km/l)
  • bateria de 13,8 kWh com sistema de 360 V e potência de 88 kW
  • tração nas quatro rodas
  • potência do sistema: 265 cv e 35,7 kgfm de torque
    motor 1.6 litro turboalimentado com injeção direta (182 cv / 26,9 kgfm) com uma transmissão automática de seis velocidades mais 91 cv/30,9 kgfm do motor elétrico
  • Carregador de bordo de 7,2 kW (menos de duas horas para recarregar o sistema)
  • 558 litros de capacidade de bagagem e até 1.737 litros com os bancos rebatidos
  • Capacidade de reboque (com freios do trailer): 907 kg
    Capacidade de reboque (sem freios do trailer): 748 kg

Galeria: Novo Hyundai Tucson 2022