A BMW garante que o iX poderá encarar ambientes extremos de baixa temperatura

Uma das vantagens em comprar um SUV em vez de um carro normal é a sensação de que você pode, se quiser, levá-lo a lugares remotos e extremos onde um carro mais baixo nunca iria. A maioria dos proprietários de SUVs nunca fará isso, mas os fabricantes ainda garantem que seus veículos sejam capazes, e o novo BMW iX não é exceção à regra.

O fabricante premium com sede em Munique divulgou recentemente uma galeria de fotos mostrando um iX camuflado em testes no gelado norte da Europa, principalmente na Noruega e na Finlândia, até a borda do Círculo Polar Ártico. Mas a quais testes específicos a BMW submeteu o iX?

Galeria: BMW iX - teste

Bem, como você pode imaginar, uma atenção especial foi dada a como a bateria reagiria a extremos de baixa temperatura por períodos prolongados. A BMW também analisou como o carro recarregava nessas condições, a fim de garantir que os futuros compradores não tivessem problemas - o iX será inegavelmente popular na Noruega, um país com invernos longos e rigorosos que simplesmente ama os carros elétricos. 

A BMW também testou o iX

'Os sistemas de controle de suspensão têm que provar sua funcionalidade e confiabilidade em estradas e condições climáticas particularmente exigentes. No processo, os engenheiros de teste avaliam acima de tudo a interação entre os sistemas de tração e suspensão em superfícies de estrada com baixo coeficiente de atrito. Pistas desprotegidas, estradas geladas e superfícies de gelo especialmente preparadas para test-drive na orla do Círculo Polar Ártico oferecem as condições ideais para coordenar com precisão a tecnologia de controle do motor, a tração nas quatro rodas elétrica e os sistemas de controle de suspensão até os limites da longitudinal e dinâmica lateral do veículo.'

Embora nem todo mundo goste do visual externo do iX, isso certamente não impedirá as pessoas de comprá-lo por outros atributos. Em primeiro lugar, é um SUV elétrico "puro", e essa fórmula não só atrai, mas também fornecerá mais de 600 km de autonomia WLTP com uma bateria de mais de 100 kWh, 500 cavalos de potência e um tempo de aceleração declarado de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

O moderno SUV elétrico entrará em produção no final de 2021, por isso ainda falta cerca de um ano para que o modelo comece a ser vendido e as especificações oficiais finais ainda não foram divulgadas. Vale lembrar que o BMW iX já foi confirmado para o Brasil e, logo após a estreia na Europa, não deve demorar para chegar ao nosso mercado.