Faz poucos dias que o Automotive News Europe relatou sobre o plano da Volkswagen de transformar o ID Vizzion em um elétrico de produção que pode rodar 700 km e agora estamos ouvindo rumores de um sedã elétrico de especificação superior. Ainda não tem um nome, mas a publicação soube que o carro ecológico mais sofisticado será posicionado acima do Vizzion para enfrentar o Tesla Model S.

Uma fonte próxima afirma que ele será construído em Wolfsburg, Alemanha, onde a VW se prepara para fazer grandes investimentos para transformar a histórica fábrica em seu carro-chefe de produção de elétricos. Mesmo que o novo modelo seja grande, a matéria diz que ainda será construído na plataforma MEB como o ID.3 e o ID.4, embora em uma "versão evoluída".

Galeria: VW I.D. Vizzion concept

Adotar a MEB nesse caso permitirá que a VW evite os custos mais altos da arquitetura PPE que está sendo desenvolvida atualmente pela Audi e Porsche. Desnecessário dizer que o Grupo quer evitar um conflito entre a marca VW mainstream e suas marcas focadas no segmento premium, então estamos esperando que este novo elétrico antecipe os carros de tamanho similar vindos de Ingolstadt e Zuffenhausen.

Com o Vizzion de produção esperado para substituir o Passat sedã (a perua deve prosseguir), não podemos deixar de questionar se este elétrico grande será o aguardado sucessor do Phaeton. O chefe da VW, Herbert Diess, admitiu há quase quatro anos que o sucesso do Model S forçou a empresa a voltar à prancheta e reprojetar o sedã grande de emissões zero. Parece que o modelo ainda está na cronograma, mas provavelmente não chegará tão cedo.

É provável que sua estreia ocorra depois do Vizzion, que está programado para chegar às concessionárias em algum momento de 2023. O Automotive News diz que o influente líder trabalhista da VW e membro do conselho supervisor, Bernd Osterloh, expressou seu desejo de ter um elétrico construído em Wolfsburg até 2025. Seus sentimentos foram ecoados por Stephan Weil, membro do conselho do Grupo VW, e o sedã elétrico também poderia ser construído fora da Alemanha.

A fonte citada pela Automotive News diz que a produção total poderia chegar a 300.000 unidades anualmente se a VW montasse o grande sedã elétrico na China e nos Estados Unidos também. "Pense no Model S" é como uma fonte caracterizou o misterioso novo modelo, que aparentemente foi aprovado para produção em Wolfsburg pelos membros do conselho do Grupo VW no início deste mês.

Nota: a imagem superior mostra um esboço de design oficial do 2018 ID. Conceito Vizzion.