Um meio de transporte pode ser feito exclusivamente com a técnica de impressão 3D? Sim, aparentemente. Isso é comprovado pela Nera, a motocicleta elétrica da BigRep que foi feita com a montagem de 15 peças todas produzidas com impressoras 3D.

Desenhada por Marco Mattia Cristofori, a motocicleta foi concebida com uma abordagem pouco convencional que levou em consideração as características e oportunidades que a impressão 3D oferece. Assim nasceram a aparência, a arquitetura e a mecânica.

Galeria: BigRep Nera

Inicialmente um conceito de bicicleta

A BigRep, para o design da Nera, começou imaginando uma bicicleta. Porque em primeiro lugar queria dar forma aos elementos estruturais e funcionais do meio de transporte, garantindo que fosse realmente funcional. Mais tarde, passou a projetar a carenagem. 

As únicas coisas que não foram feitas com a impressão 3D são o motor, a bateria, a fiação e os sistemas de controle. O trem de força é elétrico porque os motores de combustão interna não podem ser usados ​​em estruturas feitas de materiais poliméricos.

Materiais diferentes 

Para fazer a Nera, a BigRep utilizou diversos tipos de materiais, todos impressos. Para os para-lamas, assento e puxadores, por exemplo, foram utilizados polímeros soft-touch para maior segurança e conforto. Para os pneus sem câmaras, foi utilizado um material termoplástico flexível, também impresso em 3D.

Para as suspensões e demais componentes de estrutura, por outro lado, foi focado um material de alta resistência, enquanto para o casco e demais peças acessórias uma outra resina, rígida mas com propriedades diferentes.

Personalização máxima

Por enquanto, a Nera é apenas um protótipo, embora seja totalmente funcional. Mas a empresa está convencida de que poderá entrar em produção, ainda que em quantidades limitadas.

Nessa altura, graças à flexibilidade do método de produção, vai dar a cada cliente a oportunidade de personalizar o seu próprio modelo, quer em alguns componentes, como o selim e o guidão, quer nas cores.