Em meados de dezembro de 2020, publicamos a notícia de que o Baidu - o equivalente do Google na China - estava procurando uma montadora para produzir seus próprios carros elétricos. O motivo é semelhante ao que o Google teve para fundar o Waymo: pesquisar a condução autônoma. Na verdade, o Baidu provavelmente deseja implementar a tecnologia em seus futuros carros elétricos.

De acordo com o comunicado de imprensa conjunto, a Geely ajudará o Baidu, oferecendo a sua recém-lançada plataforma SEA (Arquitetura de Experiência Sustentável). Suas principais vantagens são a modularidade: você pode fazer carros do segmento A até o segmento E com autonomia de até 700 quilômetros NEDC e uma bateria com vida útil de 2 milhões de km.

Baidu Apollo Go

Além disso, o Baidu adicionará seu "portfólio completo de tecnologias, incluindo a condução autônoma Apollo, DuerOS para Apollo e Baidu Maps". Se você está tentando entender o movimento como nós, provavelmente deveria se concentrar no Apollo.

Isso não tem relação com o supercarro alemão que se tornou uma marca de Hong Kong, mas sim com uma empresa diferente que se dedica à condução autônoma. Em seu site, a Apollo do Baidu fala sobre o robotáxi que o Baidu está desenvolvendo com a FAW e que você pode ver no vídeo abaixo.

Curiosamente, o Baidu está testando a tecnologia Apollo, oferecendo aos clientes regulares do Baidu Maps viagens gratuitas em seus robôs-eixos em Hebei. Os carros têm um motorista profissional e um engenheiro monitorando o veículo nessas viagens, uma abordagem muito diferente da que a Tesla tem em sua pesquisa de tecnologia autônoma.

De acordo com o CEO do Baidu, Robin Li, a indústria de condução autônoma entrará no estágio de comercialização total em 2025. Se for realmente esse o caso, essa estratégia do Baidu faz ainda mais sentido. 

Quando a tecnologia autônoma da empresa estiver pronta para produção - não em teste beta - ela deseja ter seu próprio carro elétrico para vender. Mais do que um produto, será uma plataforma para o verdadeiro produto do Baidu. Só esperamos que a empresa não seja tão persistente em vendê-lo quanto seus programas de desinstalação.

Fonte: Baidu, Geely e South China Morning Post